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Título
[pt] AS ORIGENS HISTÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO: FERROVIAS, ELITES AGRÁRIAS, E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL

Título
[en] THE HISTORICAL ORIGINS OF DEVELOPMENT: RAILWAYS, AGRARIAN ELITES, AND ECONOMIC GROWTH IN BRAZIL

Autor
[pt] PEDRO AMERICO DE ALMEIDA FERREIRA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] MUDANCA ESTRUTURAL

Vocabulário
[pt] AGLOMERACAO

Vocabulário
[pt] FERROVIA

Vocabulário
[pt] PERSISTENCIA

Vocabulário
[pt] ELITE

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] STRUCTURAL TRANSFORMATION

Vocabulário
[en] AGGLOMERATION

Vocabulário
[en] RAILROAD

Vocabulário
[en] PERSISTENCE

Vocabulário
[en] ELITE

Resumo
[pt] Esta tese explora o impacto da infraestrutura de transporte sobre desenvolvimento econômico e os efeitos do poder político das elites agrárias no investimento em educação. O primeiro capítulo documenta o impacto da rede ferroviária brasileira na transformação estrutural da economia entre o final do século XIX e meados do século XX. Exploramos a variação induzida pela localização geográfica, onde municípios próximos às rotas de menor custo estavam mais propensos a serem conectados ao sistema ferroviário, para identificar os efeitos causais das ferrovias sobre transformação estrutural. Mostramos que a expansão da infraestrutura de transporte realoca os trabalhadores da agricultura para a manufatura. Fornecemos evidências de que a integração do mercado e a adoção de novas tecnologias pelas empresas manufatureiras são dois mecanismos importantes que explicam a mudança na estrutura ocupacional da economia. O segundo capítulo explora a persistência do impacto da rede ferroviária brasileira no desenvolvimento econômico de longo prazo entre 1950 e 2010. Exploramos a variação induzida pela localização geográfica, onde municípios próximos às rotas de menor custo tinham maior probabilidade de estarem conectados ao sistema ferroviário, para identificar os efeitos causais das ferrovias na atividade econômica. Mostramos que, apesar do declínio da rede ferroviária pós-1950, o efeito sobre desenvolvimento econômico persistiu ao longo do tempo. Nossos resultados sugerem que aglomeração e urbanização foram os principais impulsionadores da persistência da atividade econômica. No terceiro capítulo, estudamos a relação entre o poder político das elites agrárias e a disseminação da educação em massa no início do século XX no Brasil. Utilizamos um novo conjunto de dados sobre a estrutura ocupacional das elites votantes em 1905 e censos históricos para testar se locais onde mais eleitores pertenciam à elite agrícola investiam menos em educação. Constatamos que os municípios com maior participação de eleitores na agricultura têm uma menor taxa de alfabetização em 1920 e esses efeitos persistem até a década de 1970. A longo prazo, os municípios com maior participação de eleitores na agricultura têm menos anos de escolaridade e menor renda per capita. Apresentamos evidências de que o fornecimento de insumos educacionais é o principal mecanismo que explica a persistência a longo prazo.

Resumo
[en] This dissertation explores the impact of transportation infrastructure on economic development and the effects of agrarian elites political power on investments in education. The first chapter documents the impact of the Brazilian railway network on structural transformation between the late nineteenth and middle twentieth century. We exploit variation induced by geographic location, where municipalities near the least-cost routes were more likely to be connected to railway system, to identify the causal effects of railroads on structural transformation. We show that the expansion of the transportation infrastructure shifts the workers from agriculture to manufacturing. We provide evidence that market integration and the adoption of new technologies by manufacturing firms were two important mechanisms that explain the change in the occupational structure of the economy. The second chapter explores the persistence of the impact of Brazil s railway network on long-run economic development between 1950 and 2010. We exploit variation induced by geographic location, where municipalities near the least-cost routes were more likely to be connected to railway system, to identify the causal effects of railroads on economic activity. We show that, despite the decline of the railway network post-1950s, the effect on economic development persisted. Our findings suggest that agglomeration and urbanization were key drivers of economic activity persistence. In the third chapter, we study the relationship between the political power of agrarian elites and the spread of mass schooling in the early 20th century in Brazil. We use a novel dataset on the occupational structure of the voting elites in 1905 and historical censuses to test whether places, where more voters belonged to the agriculture elite, invested less in schooling. We find that municipalities with a higher share of agriculture voters have a lower literacy rate in 1920 and these effects persist until the 1970s. In the long-run, municipalities that had a higher share of agriculture voters have fewer years of schooling and lower income per capita. We provide evidence that the supply of educational inputs is the main mechanism that explains the long-term persistence.

Orientador(es)
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO

Banca
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
LEONARDO MONTEIRO MONASTERIO

Banca
RENATO PERIM COLISTETE

Banca
WILLIAM RODERICK SUMMERHILL

Catalogação
2021-12-13

Apresentação
2020-06-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56538@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56538@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56538


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