Título
[pt] A VIDA DOS JOVENS NO PROJETO JAÍBA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES A PARTIR DE MEMES
Título
[en] THE LIFE OF YOUNG PEOPLE IN THE JAÍBA PROJECT: A STUDY OF REPRESENTATIONS FROM MEMES
Autor
[pt] SHEILA MARIA DOULA
Autor
[pt] ANGELINA MOREIRA MELO
Autor
[pt] NATHALIA THAIS COSMO DA SILVA
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL
Vocabulário
[pt] PROJETO JAIBA
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE RURAL
Vocabulário
[pt] MEME
Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION
Vocabulário
[en] RURAL YOUTH
Vocabulário
[en] MEME
Resumo
[pt] Este artigo analisa as representações sobre a vida dos jovens no Projeto Jaíba – maior
projeto público de irrigação da América Latina – por meio de memes publicados
nas páginas do Facebook Jaíba Mil Grau e South Projeto Jaíba Memes. O corpus
desse estudo é composto por 31 memes, que foram categorizados a partir da análise
de conteúdo e interpretados com base na teoria das representações sociais. Os
resultados indicam que a representação da vida dos jovens está ancorada em uma
crítica social, nos âmbitos da formação profissional, da sociabilidade, da constituição
familiar e da vulnerabilidade social.
Resumo
[en] This article analyzes the representations about the lives of young people in the Jaíba
Project - the largest public irrigation project in Latin America - based on memes
published on the Facebook pages Jaíba Mil Grau and South Projeto Jaíba Memes.
The corpus of this study consists of 31 memes, which were categorized based on
content analysis and interpreted by using the theory of social representations. The
results indicate that the representation of young people s lives is anchored in a
social critique, in the areas of professional training, sociability, family constitution
and social vulnerability.
Catalogação
2021-12-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56393@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56393@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.56393
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF