Título
[en] EDUCATIONAL PROJECTS, BLACK CHILDREN AND SOCIALIZATION: WHICH DIALOGUES ARE POSSIBLE?
Título
[pt] PROJETOS EDUCATIVOS, CRIANÇAS NEGRAS E SOCIALIZAÇÃO: QUAIS DIÁLOGOS SÃO POSSÍVEIS?
Autor
[pt] CLAUDINA DAMASCENA OZORIO
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[pt] PROJETOS INCLUSIVOS
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] FAMILY
Vocabulário
[en] INCLUSIVE PROJECTS
Vocabulário
[en] SCHOOL
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] O presente artigo propõe-se pensar sobre os atravessamentos da cor de pele no processo de socialização. Alguns estudos que discorrem sobre a forma como a família e a escola lidam com as relações étnico-raciais são apresentados. Constata-se a permanência do silêncio em torno da temática racial. Questiona-se, então, como projetos educativos mais inclusivos podem ser pensados quando se trata de crianças negras.
Resumo
[en] This article proposes to think about the overlaps of skin color in the socialization process. Some studies that discuss the way how the family and the school deal with ethnic-racial relations are presented. Thus, it is possible to verify the perpetuation of silence around this theme. Hence, there s an investigation of how more inclusive educational projects can be thought of when it comes to black children.
Orientador(es)
LUCIANA FONTES PESSOA
Catalogação
2021-11-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56292@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56292@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.56292
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF