Título
[pt] PROFESSORA, DE QUE COR EU SOU?: DEMANDAS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Título
[en] TEACHER, WHAT COLOR AM I?: DEMANDS FOR AN ANTI-RACIST EDUCATION
Autor
[pt] CLEIDE MARIA DE MELLO
Vocabulário
[pt] RACISMO
Vocabulário
[pt] LEI N 106392003
Vocabulário
[pt] INTELECTUAIS NEGROS
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE NEGRA
Vocabulário
[en] RACISM
Vocabulário
[en] LAW 106392003
Vocabulário
[en] BLACK INTELLECTUALS
Vocabulário
[en] NEGRO IDENTITY
Resumo
[pt] A partir da pergunta Professora, de que cor eu sou? feita por alunos negros, este artigo objetiva entender a (re)construção de suas identidades através de estudo exploratório com base na perspectiva de intelectuais também negras(os). O resultado foi satisfatório no sentido de compreender a dúvida desses jovens e respaldar estratégias pedagógicas de uma Educação antirracista, para a elevação de sua autoestima e orgulho por suas raízes africanas.
Resumo
[en] From the question Teacher, what color am I? asked by Black students, this article aims to understand the (re)construction of their identities through an exploratory study based on the perspective of Black intellectuals. The result was satisfactory in terms of understanding the doubts of these young people and supporting pedagogical strategies for an anti-racist Education, to raise their self-esteem and pride in their African roots.
Catalogação
2021-11-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56288@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56288@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.56288
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF