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Título
[en] MODEL FOR ELICITING TACIT KNOWLEDGE IN CONTRACT MANAGEMENT OF OUTSOURCED SERVICES

Título
[pt] MODELO DE ELICITAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO EM GESTÃO CONTRATUAL DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Autor
[pt] ERNESTO JOEL PENNO

Vocabulário
[pt] GESTAO DO CONHECIMENTO

Vocabulário
[pt] GESTAO CONTRATUAL DE SERVICOS TERCEIRIZADOS

Vocabulário
[pt] ELICITACAO DO CONHECIMENTO TACITO

Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO TACITO

Vocabulário
[pt] METODO MULTICRITERIO DE APOIO A DECISAO

Vocabulário
[en] KNOWLEDGE MANAGEMENT

Vocabulário
[en] CONTRACT MANAGEMENT OF OUTSOURCED SERVICES

Vocabulário
[en] TACIT KNOWLEDGE ELICITATION

Vocabulário
[en] TACIT KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] MULTI-CRITERIA DECISION MAKING

Resumo
[pt] O objetivo da dissertação é propor um modelo de elicitação do conhecimento tácito em gestão contratual de serviços terceirizados (GCST), visando reutilizá-lo em processos decisórios e na resolução de problemas desta área de gestão. Busca-se demonstrar a aplicabilidade do modelo mediante o desenvolvimento de um estudo empírico junto a uma das gerências de GCST de uma empresa do setor de óleo e gás. A metodologia compreendeu: (i) revisão bibliográfica e análise documental sobre os temas centrais da pesquisa; (ii) análise de conteúdo dos modelos, métodos e técnicas para elicitação de conhecimento tácito nas organizações em geral; (iii) desenvolvimento de um modelo conceitual para elicitação de conhecimento tácito em GCST, empregando métodos multicritério de apoio à decisão em duas de suas fases; e (iv) demonstração da aplicabilidade do modelo conceitual, mediante a realização de um estudo empírico em uma das gerências de GCST de uma grande empresa do setor de óleo e gás. O estudo empírico demonstrou ser viável elaborar planos de elicitação de conhecimento tácito em gestão contratual de diferentes tipos de serviços terceirizados (ST) demandados por aquela gerência. Destaca-se como principal resultado desta pesquisa um modelo inovador de elicitação de conhecimento tático em GCST, que poderá ser aplicado por organizações que buscam a excelência em gestão contratual de serviços terceirizados. Para a empresa do setor de óleo e gás na qual foi desenvolvido o estudo empírico, a implementação de planos de elicitação do conhecimento tácito cobrindo todos os tipos de serviços terceirizados por ela demandados contribuirá para maior eficiência na gestão de contratos e fortalecimento de suas competências nessa área, com impactos na competitividade, criação/captura de valor e inovação no âmbito da empresa.

Resumo
[en] The objective of the dissertation is to propose a model for eliciting tacit knowledge in contract management of outsourced services (CMOS), aiming to share and use it in decision-making processes and in solving problems in this management area. It seeks to demonstrate the model s applicability by developing an empirical study with one of the contract managers of a company in the oil and gas sector. The methodology comprised: (i) bibliographical review and documental analysis on the central themes of the research; (ii) content analysis of models, methods and techniques for eliciting tacit knowledge in organizations in general; (iii) development of a conceptual model for eliciting tacit knowledge in CMOS, integrating multicriteria decision-making methods in two phases of the model; and (iv) demonstration of the applicability of the conceptual model, by carrying out an empirical study in one of the contract management areas of a large company in the oil and gas sector. The empirical study demonstrated that it is feasible to elaborate plans to elicit tacit knowledge in contract management of different types of outsourced services (OSs). The main result of this research is an innovative model for eliciting tactical knowledge in CMOS, which can be applied by organizations seeking excellence in contract management of outsourced services. For the oil and gas company in which the empirical study was developed, the implementation of tacit knowledge elicitation plans covering all types of required outsourced services will contribute to enhance efficiency in contract management and strengthen its competencies in CMOS, with impacts on its competitiveness, value creation/capture, and innovation.

Orientador(es)
JOSE EUGENIO LEAL

Coorientador(es)
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA

Banca
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
MARCELO MACIEL MONTEIRO

Banca
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA

Banca
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME

Catalogação
2021-11-22

Apresentação
2021-09-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56087@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56087@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56087


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