Título
[pt] O SILÊNCIO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E COLÔMBIA
Título
[en] SILENCE IN CONTEMPORARY CINEMA: DIALOGUES BETWEEN BRAZIL AND COLOMBIA
Autor
[pt] JOSE RAMON DIAZ BENITEZ
Vocabulário
[pt] RUIDO
Vocabulário
[pt] MASCARAMENTO SONORO
Vocabulário
[pt] PAISAGEM SONORA
Vocabulário
[pt] SOM
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
Vocabulário
[pt] SILENCIO
Vocabulário
[en] NOISE
Vocabulário
[en] SOUND MASKING
Vocabulário
[en] SOUNDSCAPE
Vocabulário
[en] AUDIO
Vocabulário
[en] DIGITAL TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] SILENCE
Resumo
[pt] O som e o silêncio, como elementos constitutivos do cinema, têm sido atravessados por diferentes mudanças tecnológicas no decorrer de sua história. Cada modificação alterou de certa forma os seus modos de realização e de escuta, transformando também as próprias estruturas da indústria cinematográfica. Atualmente, devido à passagem da tecnologia analógica para a digital, características como: o considerável aumento de faixas de áudio para captura e edição simultânea, maior facilidade na manipulação das ondas sonoras capturadas, o desenvolvimento eletroacústico das salas de cinema e sistemas de produção particular, entre outros, sugerem a impressão de um incremento sensitivo nas produções cinematográficas recentes, revelando uma notoriedade acentuada nos ruídos e, principalmente, no silêncio e em seu potencial efeito dramático. O objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar as diferentes propriedades que pode presentar o silêncio como efeito sonoro dentro do cinema contemporâneo brasileiro e colombiano. O estudo deste fenômeno acústico, como elemento da linguagem cinematográfica, estará baseado em pesquisas anteriores sobre o som e o silêncio no audiovisual e em produções realizadas principalmente no século XXI, procurando reflexionar sobre o silêncio no cinema dentro da era digital.
Resumo
[en] Sound and silence, as constituent elements of cinema, have been crossed by diferent technological changes throughout its history. Each modification has altered its ways of realization and listening to some extent, also transforming the very structures of the film industry. Currently, due to the transition from analogue to digital technology, features such as: the considerable increase in audio tracks for simultaneous capture and editing, greater ease in handling captures sound waves, the electroacoustic development of movie theaters and private productions systems, among others, they suggest the impression of a sensory increase in recent cinematographic productions, revealing a marked notoriety in noise and, mainly, in silence and its potential dramatic effect. The objective of this research is, therefore, to analyze the different properties that silence can present as a sound effect within contemporary Brazilian and Colombian cinema. The study of this acoustic phenomenon, as an element of cinematographic language, will be based on previous research on sound and silence in audiovisual and on productions executed mainly in the 21st century, seeking to reflect on silence in cinema within the digital age.
Orientador(es)
GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA
Banca
GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA
Banca
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
Banca
LILIANE RUTH HEYNEMANN
Banca
JOAO DAMASCENO MARTINS LADEIRA
Banca
FERNANDO MORAIS DA COSTA
Catalogação
2021-11-22
Apresentação
2021-04-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56047@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56047@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56047
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF