Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ASSESSMENT OF THE PROCESSING CAPACITY IN SORTING RAILWAY YARDS THROUGH OPTIMIZATION MODEL

Título
[pt] AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO EM PÁTIOS FERROVIÁRIOS PLANOS DE CLASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DE MODELO DE OTIMIZAÇÃO

Autor
[pt] RENATA FERREIRA DE SA

Vocabulário
[pt] PATIO FERROVIARIO

Vocabulário
[pt] SEQUENCIAMENTO DE PRODUCAO

Vocabulário
[pt] MODELO DE PROGRAMACAO LINEAR INTEIRA MISTA

Vocabulário
[pt] CLASSIFICACAO DE VAGOES

Vocabulário
[en] RAILWAY YARDS

Vocabulário
[en] PRODUCTION SCHEDULING RAILROAD

Vocabulário
[en] MIXED INTEGER LINEAR PROGRAMMING

Vocabulário
[en] SORTING OF RAILWAY CARS

Resumo
[pt] Este trabalho trata do problema real de avaliar a capacidade de processamento de pátios ferroviários planos de classificação. Nesses pátios, os vagões são recebidos em trens e movimentam respeitando a disposição dos trilhos e a formação sequencial do trem de saída. Movimentações ineficientes implicam em uma capacidade de processamento inferior à potencial do pátio dado seu layout. O objetivo desta pesquisa é descrever o problema e incitar um método capaz de calcular a capacidade de processamento de pátios ferroviários planos de classificação no horizonte estratégico, indicando se existe ou não a necessidade de um projeto de expansão para garantir atendimento à demanda prevista. O problema foi modelado através de programação linear inteira mista (MILP) baseado na teoria de sequenciamento de produção. O modelo foi aplicado em instâncias de teste, reproduzindo movimentações reais de vagões, e provou avaliar diferentes layouts adequadamente, porém com elevado tempo de execução. A inicialização de algumas variáveis binárias do modelo permitiu um incremento de tamanho nas instâncias, porém ainda inviável para aplicação na prática.

Resumo
[en] This work deals with the real problem of evaluating the processing capacity of flat rail classification yards. In these yards, the railway cars are received on trains and move respecting the car sequence of the outgoing train. Inefficient movements imply a lower processing capacity than the yard s potential given its layout. The objective of this research is to describe the problem and to incite a method capable of calculating the processing capacity of flat rail classification yards in the strategic horizon, indicating whether or not there is a need for an expansion project to ensure meeting the expected demand. The problem was modeled using mixed integer linear programming (MILP) based on production scheduling theory. The model was applied to test instances, reproducing real railway car movements, and proved to evaluate different layouts properly, but with a high execution time. The initialization of some binary variables of the model allowed an increase in the size of the instances, however it is still unfeasible for practical application.

Orientador(es)
LUCIANA DE SOUZA PESSOA

Coorientador(es)
FERNANDO MARQUES DE ALMEIDA NOGUEIRA

Banca
JOSE EUGENIO LEAL

Banca
LUCIANA DE SOUZA PESSOA

Banca
FERNANDO MARQUES DE ALMEIDA NOGUEIRA

Banca
JOSE EDUARDO PECORA JUNIOR

Catalogação
2021-11-08

Apresentação
2021-09-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55724@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55724@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55724


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