Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ORALIDADE E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES

Título
[en] ORALITY AND WRITING IN MATHEMATICS CLASSES: PROPOSITION OF ACTIVITIES

Autor
[pt] CLAUDIO HENRIQUE SALES DE SOUZA

Vocabulário
[pt] ESCRITA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE MATEMATICA

Vocabulário
[pt] ORALIDADE

Vocabulário
[pt] LINGUA PORTUGUESA

Vocabulário
[pt] ARGUMENTACAO

Vocabulário
[en] WRITING

Vocabulário
[en] TEACHING OF MATHEMATICS

Vocabulário
[en] ORALITY

Vocabulário
[en] PORTUGUESE LANGUAGE

Vocabulário
[en] ARGUMENTATION

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo apresentar uma coleção de atividades voltadas para o desenvolvimento da escrita e da oralidade nas aulas de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio da escola básica. A fundamentação teórica apresentada promove reflexão acerca da interação entre a Língua Portuguesa e a Matemática, o uso de atividades que estimulem essa interação e objetiva oportunizar o aprimoramento das linguagens escrita e oral no chão da escola. A reflexão teve por base os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e artigos científicos de autores que tratam deste tema. Os conceitos e resultados matemáticos utilizados nas atividades estão definidos ou demonstrados no trabalho e servem como suporte teórico ao que é proposto. A análise dos documentos citados e do conteúdo do referencial teórico aponta que a interação aqui proposta é possível, importante e favorece o desenvolvimento não só das linguagens oral e escrita como também contribui para a apropriação dos conceitos matemáticos trabalhados e para o exercício da autonomia e da criticidade.

Resumo
[en] This work aims to present a collection of activities aimed at developing writing and speaking skills in Mathematics classes for the final years of elementary school and for high school. The theoretical foundation presented promotes reflection on the interaction between Portuguese Language and Mathematics, the use of activities that encourage this interaction and aims to provide opportunities for the improvement of written and oral languages on the school floor. The reflection was based on the National Curriculum Parameters, the Common National Curriculum Base and scientific articles by authors who deal with this topic. The concepts and mathematical results used in the activities are defined or demonstrated in the work and serve as theoretical support for what is proposed. The analysis of the cited documents and the content of the theoretical framework points out that the interaction proposed here is possible, important and favors the development not only of oral and written languages, but also contributes to the appropriation of the mathematical concepts worked on and to the exercise of autonomy and criticality.

Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
LILIANA MANUELA GASPAR CERVEIRA DA COSTA

Catalogação
2021-10-25

Apresentação
2021-09-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55453@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55453@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55453


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF