Título
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
Título
[pt] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/2008
Autor
[pt] MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
Vocabulário
[pt] INDIGENA
Vocabulário
[pt] LEI 11645 2008
Vocabulário
[pt] JOGO PEDAGOGICO
Vocabulário
[pt] XINGU
Vocabulário
[en] INDIGENOUS
Vocabulário
[en] LAW 11645 2008
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL GAME
Vocabulário
[en] XINGU
Resumo
[pt] É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em
formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas
contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas
etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como
formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre
diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O
jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do
modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção
de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas,
expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos
indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.
Resumo
[en] Is presented a didactic material for Elementary School II thought an
educational game that aims to inform about contemporary indigenous. Through
this game , students will have access to data about some ethnic groups in the
Parque Indígena do Xingu ( PIX ) and the issues related them, such as territory
formation and dispute; relationship between indigenous people and nature;
relationship between different indigenous to each other; relationship between
indigenous people and the rest of society . The game aims to build a different
historical perspective away from the linear narrative model that presents truths
and promoting a sense of dynamic history , permeated by conflicts and unresolved
issues , expressing that the story is change . The game bid in the presentation of
indigenous with protagonists in contemporary society.
Orientador(es)
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
Banca
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
CARINA MARTINS COSTA
Catalogação
2021-10-11
Apresentação
2016-09-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF