Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DE PIAGET A FEUERSTEIN UM ESTUDO DO LETRAMENTO E DA MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Título
[en] FROM PIAGET TO FEVERSTEIN A STUDY OF THE LITERACY AND THE MEDIATION IN THE SPECIAL EDUCATION

Autor
[pt] LUCIANA AMORIM ARCOVERDE DE MELO

Vocabulário
[pt] ESCRITA

Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO ESCRITA

Vocabulário
[pt] JEAN PIAGET

Vocabulário
[pt] MEDIACAO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO ESPECIAL

Vocabulário
[en] WRITING

Vocabulário
[en] THE LEARNING OF READING AND WRITING

Vocabulário
[en] WRITTEN COMMUNICATION

Vocabulário
[en] JEAN PIAGET

Vocabulário
[en] MEDIATION

Vocabulário
[en] SPECIAL EDUCATION

Resumo
[pt] O presente trabalho enfatiza a importância do meio para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita na criança, sobretudo, no aluno especial. Defende que questões referentes tanto ao processo de aquisição da leitura, como ao da escrita, não podem ser reduzidas à escolha de um método ou ao aprimoramento de técnicas perceptomotoras, mas sim, baseadas na atividade interativa do sujeito com o objeto do conhecimento, nesse caso em particular, um objeto cultural, a escrita. A epistemologia genética constitui ponto de partida para nossos estudos. Entretanto, os conceitos de mediação e mediador assumem papel fundamental para nossa pesquisa na busca de superar os impasses epistemológicos impostos à teoria piagetiana. Defendendo a posição de que a criança possui letramento antes mesmo de aprender a ler e escrever e que contatos prévios e íntimos com portadores de texto facilitam para ela a aprendizagem da linguagem escrita, buscaremos observar se um maior grau de letramento poderá influenciar também nosso aluno especial, fazendo com que ele ultrapasse com maior rapidez e facilidade, o período do Realismo Nominal. Nesse trabalho, nos debruçamos, ainda, na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, na tentativa de melhor compreender e interpretar a importância do outro (mediador), na e para a educação especial.

Resumo
[en] This research emphasizes the importance of the surrounding in the process of children language acquisition and development concerning the aspects of reading and writing, specially considering those with special needs. It points out some issues related to the process of reading as well as writing acquisition that cannot be simply reduced to the choice of a given method or to the improvement of perceptmotoring techniques rather than being based on the interactive relationship between the subject and the object of knowledge, which in this particular case is the writing as a cultural object. The genetic epistemology constitutes the starting point of this study. However, the notion of mediation and mediator presumes a crucial point to this study that is seeking to overcome the epistemological problems imposed to the theory developed by Piaget. We defend the idea that children are literate even before learning how to read and write and that if they are in touch with and have a close relationship with text bearers, it is easier to learn written language. Thus, we are trying to observe if this previous interaction could interfere on the learning process of this special student as well, helping him/her overcome easily the period named Nominal Realism. The Theory of Cognitive Modificability of Feuerstein will support this study aiming to understand and interpret better the importance of the other (mediator) to the special education.

Orientador(es)
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES

Banca
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES

Banca
MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA

Banca
MARIA VIRGINIA LEAL

Catalogação
2004-09-27

Apresentação
2004-09-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF