Título
[pt] DE PIAGET A FEUERSTEIN UM ESTUDO DO LETRAMENTO E DA MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Título
[en] FROM PIAGET TO FEVERSTEIN A STUDY OF THE LITERACY AND THE MEDIATION IN THE SPECIAL EDUCATION
Autor
[pt] LUCIANA AMORIM ARCOVERDE DE MELO
Vocabulário
[pt] ESCRITA
Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO ESCRITA
Vocabulário
[pt] JEAN PIAGET
Vocabulário
[pt] MEDIACAO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO ESPECIAL
Vocabulário
[en] WRITING
Vocabulário
[en] THE LEARNING OF READING AND WRITING
Vocabulário
[en] WRITTEN COMMUNICATION
Vocabulário
[en] JEAN PIAGET
Vocabulário
[en] MEDIATION
Vocabulário
[en] SPECIAL EDUCATION
Resumo
[pt] O presente trabalho enfatiza a importância do meio para a
aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita na
criança, sobretudo, no aluno especial. Defende que questões
referentes tanto ao processo de aquisição da leitura,
como ao da escrita, não podem ser reduzidas à escolha de um
método ou ao aprimoramento de técnicas perceptomotoras, mas
sim, baseadas na atividade interativa do sujeito com o
objeto do conhecimento, nesse caso em particular, um objeto
cultural, a escrita. A epistemologia genética constitui
ponto de partida para nossos estudos. Entretanto, os
conceitos de mediação e mediador assumem papel
fundamental para nossa pesquisa na busca de superar os
impasses epistemológicos impostos à teoria piagetiana.
Defendendo a posição de que a criança possui letramento
antes mesmo de aprender a ler e escrever e que contatos
prévios e íntimos com portadores de texto facilitam para
ela a aprendizagem da linguagem escrita, buscaremos
observar se um maior grau de letramento poderá influenciar
também nosso aluno especial, fazendo com que ele
ultrapasse com maior rapidez e facilidade, o período do
Realismo Nominal. Nesse trabalho, nos debruçamos, ainda, na
Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein, na
tentativa de melhor compreender e interpretar a importância
do outro (mediador), na e para a educação especial.
Resumo
[en] This research emphasizes the importance of the surrounding
in the process of children language acquisition and
development concerning the aspects of reading and writing,
specially considering those with special needs. It points
out some issues related to the process of reading as well
as writing acquisition that cannot be simply reduced to the
choice of a given method or to the improvement of
perceptmotoring techniques rather than being based on the
interactive relationship between the subject and the object
of knowledge, which in this particular case is the writing
as a cultural object. The genetic epistemology constitutes
the starting point of this study. However, the notion of
mediation and mediator presumes a crucial point to this
study that is seeking to overcome the epistemological
problems imposed to the theory developed by Piaget. We
defend the idea that children are literate even before
learning how to read and write and that if they are in
touch with and have a close relationship with
text bearers, it is easier to learn written language.
Thus, we are trying to observe if this previous interaction
could interfere on the learning process of this special
student as well, helping him/her overcome easily the
period named Nominal Realism. The Theory of Cognitive
Modificability of Feuerstein will support this study
aiming to understand and interpret better the importance of
the other (mediator) to the special education.
Orientador(es)
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES
Banca
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES
Banca
MARIA LUCIA GURGEL DA COSTA
Banca
MARIA VIRGINIA LEAL
Catalogação
2004-09-27
Apresentação
2004-09-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5518@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF