Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O DISCURSO NARRATIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Título
[en] THE PROCESS OF CONSTRUCTION OF NARRATIVE SPECCH IN CHILDREN WITH DOW S SYNDROME

Autor
[pt] ADRIANA MACIEL GUERRA

Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] SINDROME DE DOWN

Vocabulário
[pt] ANALISE DO DISCURSO

Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION

Vocabulário
[en] DOWN SYNDROME

Vocabulário
[en] DISCOURSE ANALYSIS

Resumo
[pt] Este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome de Down, demonstrando as características existentes na narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov (1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo, assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram transversais, durante o semestre escolar, através de registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações interativas em sala de aula de recontagem de história e relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo evidenciado nos dados analisados; já uma perspectiva interacionista permite compreender a riqueza dos processos envolvidos na construção das narrativas pelas crianças ao longo do tempo.

Resumo
[en] This study aimed to describe the process of construction of narrative speech in children with Down s Syndrome, by showing the existing characteristics in narrative, relating Labov s structural perspective (1972) to perroni s interactional pespective (1992), comprehending, this way, the processes that compox the ability of speech of people with Down s Syndrome and the similarities anddifferences that exist between personal reports and stories. Students with Down`s Syndrome, aging between 8-12 years old and enrolled at Ulisses PernambucanoSpecial School, where data was collected. This data was transversal, throughout school semester,and collected by video recordings twice a month. The narrativeconstruction of these children was observed in interactive situations in storytelling and self-reporting classrooms. The results show that the structural perspective is not enough for the constructive process found at the analyzed data; however, an interactional perspective allows to understand the richness of the involved processes in the narrative constructions by these children on and on.

Orientador(es)
MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE

Banca
EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA

Banca
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES

Banca
MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE

Catalogação
2004-09-20

Apresentação
2004-04-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF