Título
[pt] O DISCURSO NARRATIVO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Título
[en] THE PROCESS OF CONSTRUCTION OF NARRATIVE SPECCH IN CHILDREN WITH DOW S SYNDROME
Autor
[pt] ADRIANA MACIEL GUERRA
Vocabulário
[pt] AQUISICAO DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] SINDROME DE DOWN
Vocabulário
[pt] ANALISE DO DISCURSO
Vocabulário
[en] LANGUAGE ACQUISITION
Vocabulário
[en] DOWN SYNDROME
Vocabulário
[en] DISCOURSE ANALYSIS
Resumo
[pt] Este estudo teve como objetivo descrever o processo de
construção do discurso narrativo em crianças com Síndrome
de Down, demonstrando as características existentes na
narrativa relacionando a perspectiva estrutural de Labov
(1972) e interacional de Perroni(1992), compreendendo,
assim, os processos que subjazem à capacidade de narrar dos
sujeitos com Síndrome de Down e as semelhanças e diferenças
existentes entre relatos pessoais e histórias. Participaram
deste estudo três crianças entre 8 e 12 anos de idade com
Síndrome de Down, alunos da Escola Especial Ulisses
Pernambucano, local da coleta dos dados. Os dados foram
transversais, durante o semestre escolar, através de
registros quinzenais de vídeo. Observou-se a construção das
narrativas de crianças com Síndrome de Down nas situações
interativas em sala de aula de recontagem de história e
relato de experiência pessoal. Os resultados mostram que a
perspectiva estrutural não dá conta do processo construtivo
evidenciado nos dados analisados; já uma perspectiva
interacionista permite compreender a riqueza dos processos
envolvidos na construção das narrativas pelas crianças ao
longo do tempo.
Resumo
[en] This study aimed to describe the process of construction of narrative speech in children with Down s Syndrome, by showing the existing characteristics in narrative, relating Labov s structural perspective (1972) to perroni s interactional pespective (1992), comprehending, this way, the processes that compox the ability of speech of people with Down s Syndrome and the similarities anddifferences that exist between personal reports and stories. Students with Down`s Syndrome, aging between 8-12 years old and enrolled at Ulisses PernambucanoSpecial School, where data was collected. This data was transversal, throughout school semester,and collected by video recordings twice a month. The narrativeconstruction of these children was observed in interactive situations in storytelling and self-reporting classrooms. The results show that the structural perspective is not enough for the constructive process found at the analyzed data; however, an interactional perspective allows to understand the richness of the involved processes in the narrative constructions by these children on and on.
Orientador(es)
MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Banca
EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Banca
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES
Banca
MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Catalogação
2004-09-20
Apresentação
2004-04-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5493@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF