Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ROGÉRIO DUPRAT, ARRANJOS DE CANÇÃO E A SONOPLASTIA TROPICALISTA

Título
[en] ROGÉRIO DUPRAT, SONG ARRANGEMENTS AND TROPICALIST SOUND DESIGN

Autor
[pt] JONAS SOARES LANA

Vocabulário
[pt] ROGERIO DUPRAT

Vocabulário
[pt] TRABALHO COMPARTILHADO

Vocabulário
[pt] TROPICALISMO MUSICAL

Vocabulário
[pt] ARRANJO DE CANCAO

Vocabulário
[en] ROGERIO DUPRAT

Vocabulário
[en] SHARED WORK

Vocabulário
[en] TROPICALISMO MUSICAL

Vocabulário
[en] SONG ARRANGEMENT

Resumo
[pt] Nesta tese, proponho uma discussão sobre o trabalho de Rogério Duprat como arranjador de canções tropicalistas e sobre o modo como alguns de seus arranjos musicais dialogam com as palavras cantadas com as quais eles foram gravados no final dos anos 1960. Combinação de sons orquestrais, de clichês da música de cinema e de efeitos sonoros variados, os arranjos de Duprat conferem um caráter sonoplástico às gravações tropicalistas. Experiente compositor de música serial, eletroacústica e para computador, assim como de jingles e de trilhas sonoras para o teatro e o cinema, Duprat valeu-se de amplos conhecimentos da música de concerto europeia e da música popular do Brasil para fazer referências em seus arranjos a diversas obras e estilos musicais. Como um artífice, procurou compreender e responder às demandas dos compositores de canção, dos cantores, do produtor da gravadora, dos técnicos de gravação e de outros profissionais que acabaram por se tornar coautores de seus arranjos. Arranjos que também foram produzidos sob influência de agentes como John Cage, The Beatles, os poetas concretos e os compositores, regentes e instrumentistas do Música Nova, grupo paulistano de vanguarda de onde saíram Duprat e os demais arranjadores de canções tropicalistas.

Resumo
[en] In this dissertation, I examine the work of Rogério Duprat as arranger for tropicalista songs and the way some of his musical arrangements dialog with the melodized words with which they were recorded in the late 1960s. As a mix of orchestral sounds, film music cliches, and sound effects, Duprat s arrangements give an audiovisual character to tropicalista recordings. As an experienced composer of serial, electroacoustic, computer, and advertising music, as well as theater and cinema soundtracks, Duprat employed his broad knowledge of Western concert music and Brazilian popular music in order to make audio references to diverse works and music styles interwoven into his arrangements. As a craftsman, he sought to understand and to answer the demands from song composers, singers, the record company producer, recording technicians, and other professionals that became collaborators of his arrangements. His arrangements were also influenced by agents such as John Cage, The Beatles, the concrete poets, and the composers, conductors and musicians of Música Nova, a São Paulo avant-garde group that was integrated by Duprat and the other arrangers for tropicalista songs.

Orientador(es)
VALTER SINDER

Coorientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA

Banca
VALTER SINDER

Banca
ALBERTO TSUYOSHI IKEDA

Banca
JOSE ROBERTO ZAN

Catalogação
2021-09-17

Apresentação
2013-10-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54801@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54801@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54801


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF