Título
[en] THE DYNAMICS OF FAMILIES WHOSE CHILDREN HAVE LEARNING DIFFICULTIES DURING THE PERIOD OF LITERANCY
Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE DINÂMICA FAMILIAR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Autor
[pt] HELENITA MEYER DE MACEDO COELHO
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA INFANTIL
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] INFANTILE PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] FAMILY
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica de
famílias com crianças que apresentam dificuldades de
aprendizagem, em fase de alfabetização. Na fundamentação
teórica, adotamos um enfoque sistêmico, tanto para definir
dinâmica familiar, quanto para tratar das dificuldades de
aprendizagem. Para alcançar nosso objetivo, tomamos, para
investigação, cinco mães, um pai (que compareceu à
entrevista, junto com a esposa), duas professoras e duas
coordenadoras pedagógicas dos dois colégios onde as
crianças estudam; e cinco crianças, formando, no total,
cinco casos ou cinco sistemas familiares. Com as referidas
crianças, usamos a técnica de Desenhos da Família com
Estória (DF-E). Com os pais, as professoras e as
coordenadoras, usamos a entrevista semi-estruturada.
Nossa análise deu-se em dois momentos distintos: uma
análise caso a caso e, no segundo momento, a análise geral
dos casos. Os resultados apontam para uma dinâmica familiar
que se centraliza nos filhos, com a preocupação de promover
o seu bem-estar e valoriza o estudo como meio de
alcançar sucesso na vida. Por outro lado, verificamos a
dificuldade no processo de diferenciação/individuação com
relação aos filhos, traduzida através de mecanismos, como a
superproteção, excesso de zelo, fragilização, excesso de
controle e rigidez, identificações e comparações. Nosso
estudo aponta também para os falsos conhecimentos que
estão por trás dos segredos e mitos, as duplas mensagens,
os mandatos familiares, que se tornam elementos
estruturantes das dinâmicas familiares. Estes fatores
acabam por funcionar como inibidores do sujeito na sua
exploração autônoma, fazendo-nos refletir sobre a sua
influência na aprendizagem. O propósito deste
estudo é oferecer subsídios aos pais e profissionais que
lidam com crianças que têm dificuldades de aprendizagem e
suas famílias, ressaltando a importância do contexto
familiar no desenvolvimento integral do indivíduo.
Resumo
[en] The objective of this work is to understand the dynamics of
families whose children have learning difficulties, during
the period of literacy. In theoretical grounding, we
adopt a systemic approach, as much to define family
dynamics as to discuss difficulties of learning. To get our
objective, during the investigation, we count on five
mothers, one father, one (that shows up for interwiew next
to his wife), two teachers and two school coordinatiors
from two schools where the children study; and five
children, this way consisting of five cases or five family
sistems. To the children, we use the technique of Drawings
of the Family with Estory (DF-E). To the fathers, the
teachers and the school coordinatiors, we use the semi-
strutured interwiew. Our analysis occur on two different
moments: one analysis case by case and, on second
moment, the general analysis of the cases. The results
indicate a family dynamics that focus itself in children,
with concern to get their well-being and it values the
study as to achieve success in life. By other side, we
check the difficult on differentiation/individual process
that concerns the children, translated though
mechanisms like a superprotection, excess of care, fragile
tough excess of control and strict tough, identifications
and comparisons. Our study show also the false
knowledge that are behind the secrecies and myths, the
double messages, the family commands, that become
structural elements of family dynamics. This way, these
elements of family dynamics. This way these elements work
like something that inhibits the character in his own
exploration, taking ourselves to reflect about its
influence on learning. The purpose of this study is to
offer subsidies to parents and profissional workers that
deal with children that have learning difficulties and their
families, emphasizing the importance of family context on
full development of individual.
Orientador(es)
MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS
Banca
ALBENISE DE OLIVEIRA LIMA
Banca
MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS
Banca
CENEIDE MARIA DE OLIVEIRA CERVENY
Catalogação
2004-09-16
Apresentação
2004-02-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5479@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF