Título
[pt] PAIC: ARRANJOS DE IMPLEMENTAÇÃO E CAPACIDADES ESTATAIS
Título
[en] PAIC: IMPLEMENTATION ARRANGEMENTS AND STATE CAPACITIES
Autor
[pt] BERNARDO PADULA SCHWAITZER
Vocabulário
[pt] FEDERALISMO
Vocabulário
[pt] AMBIGUIDADE E CONFLITO
Vocabulário
[pt] IMPLEMENTACAO DE POLITICAS EDUCACIONAIS
Vocabulário
[pt] PAIC
Vocabulário
[pt] CAPACIDADE ESTATAL
Vocabulário
[en] FEDERALISM
Vocabulário
[en] AMBIGUITY AND CONFLITC
Vocabulário
[en] IMPLEMENTATION OF EDUCATIONAL POLICIES
Vocabulário
[en] PAIC
Vocabulário
[en] STATE CAPACITY
Resumo
[pt] O Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) é uma política educacional baseada no regime de colaboração entre o Ceará e seus municípios, que abrange o 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental. Frente aos reconhecidos resultados positivos dessa política, este estudo busca compreender quais fatores condicionaram a implementação do PAIC e ajudam a explicar seus resultados. O primeiro fator considerado é o federalismo, que orienta a organização estatal brasileira. O foco da análise se dará em dois sentidos: primeiro, como se deu o contexto de implementação à luz do modelo de ambiguidade e conflito, de Matland (1995); segundo, se essa implementação induziu nos municípios capacidades estatais, notadamente capacidade burocrática e financeira. No primeiro sentido, serão analisados os principais atos normativos definidores da política e 25 entrevistas, utilizando o método da análise de conteúdo (Bardin, 2011). No segundo, serão analisadas diferentes fontes de dados sobre características técnicas e financeiras dos municípios do Ceará, utilizando estatística descritiva. Os resultados da pesquisa apontam para uma política com alto grau de ambiguidade quanto às normas orientadoras, e diferentes graus de conflito em nível local, especialmente de caráter político-partidário, em Fortaleza; e para geração de capacidades estatais nos municípios cearenses, tanto no âmbito das secretarias municipais, quanto em relação à burocracia das escolas.
Resumo
[en] The Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) is an educational policy based on the collaboration regime between Ceará and its municipalities, which covers the 2nd, 5th and 9th grade of elementary school. In view of the recognized positive results of this policy, this study seeks to understand what factors conditioned the implementation of the PAIC and help to explain its results. The first factor considered is federalism, which guides the brazilian state organization. The focus analysis will be in two senses: first, how the implementation context took place in the light of Matland s ambiguity and conflict model (1995); second, whether this implementation has induced state capacities in municipalities, notably bureaucratic and financial capacity. In the first sense, the statutes that define the policy will be analyzed, along with 25 interviews that will be analyzed using the content analysis method (Bardin, 2011). In the second, different sources of data on technical and financial characteristics of the municipalities of Ceará will be analyzed, using descriptive statistics. The results of the research point to a policy with a high degree of ambiguity regarding it guiding norms, and different degrees of conflict at the local level, especially of the political-party type, in Fortaleza; and for the generation of state capacities in the municipalities of Ceará, both within the scope of the municipal secretariats, and in relation to the bureaucracy of schools.
Orientador(es)
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
GABRIELA SPANGHERO LOTTA
Catalogação
2021-09-15
Apresentação
2021-02-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54732@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54732@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54732
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF