Título
[pt] COMPORTAMENTO EM GRUPO DE PERSONAGENS DO TIPO BLACK&WHITE
Título
[en] GROUP BEHAVIOR FOR BLACK&WHITE CHARACTERS
Autor
[pt] FELIPE GOMES DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] SISTEMAS MULTI-AGENTES
Vocabulário
[pt] ATOS DE FALA
Vocabulário
[pt] JOGO
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Vocabulário
[pt] JOGOS ELETRONICOS
Vocabulário
[pt] AGENTE INTELIGENTE
Vocabulário
[en] MULTI-AGENT SYSTEMS
Vocabulário
[en] SPEECH ACTS
Vocabulário
[en] GAME
Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE
Vocabulário
[en] ELECTRONIC GAMES
Vocabulário
[en] INTELLIGENT AGENT
Resumo
[pt] Recentemente, a indústria de jogos tem demonstrado
crescente interesse no
desenvolvimento de jogos que utilizam técnicas sofisticadas
de Inteligência
Artificial (IA). Verifica-se, dessa forma, o surgimento de
jogos mais realistas,
tanto no aspecto gráfico quanto no comportamento dos
personagens. O jogo
Black&White (B e W), desenvolvido pela empresa Lionhead
Studios, é
considerado um exemplo importante da utilização de técnicas
de IA em jogos, e
obteve um grande sucesso. Parte desse sucesso se deve ao
fato de haver revelado
uma interessante arquitetura deliberativa para agentes
computacionais, baseada no
modelo de agentes deliberativos chamado BDI (Belief, Desire
and Intention, ou
Crença, Desejo e Intenção). O presente trabalho visa
desenvolver um estudo sobre
a arquitetura utilizada no jogo B e W, e também sobre a
interação de personagens
que utilizam as técnicas presentes nesta arquitetura. Esta
interação envolverá a
utilização de um protocolo inspirado na linguagem de
comunicação chamada
KQML (Knowledge Query and Manipulation Language, ou
Linguagem de
Consulta e Manipulação de Conhecimento).
Resumo
[en] Recently the game industry has been demonstrating much
interest in the
development of games that use more powerful Artificial
Intelligence (AI)
techniques. In this way, many games have been developed
with more realistic
graphics and character behavior. The game Black and White
(B and W), developed by
Lionhead Studios, is considered an important example of the
use of AI techniques
in games, and has resulted in a great success, disclosing a
very interesting
deliberative architecture for computational agents. Such
architecture is based on
the deliberative model called BDI (Belief, Desire and
Intention). The present work
aims to develop a study on the architecture used in game
B&W, and also on the
interaction of characters that use the techniques applied
in this architecture. This
interaction will use a protocol inspired on the
communication language KQML
(Knowledge Query and Manipulation Language).
Orientador(es)
BRUNO FEIJO
Banca
BRUNO FEIJO
Banca
MARCELO DE ANDRADE DREUX
Banca
ANGELO ERNANI MAIA CIARLINI
Catalogação
2004-09-15
Apresentação
2004-03-31
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5468
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