Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EM FÚRIA NA MARÉ: DO DIVERSO AO SINGULAR E VICE-VERSA: ARQUIVOS QUE COMPÕEM A OBRA DE LIA RODRIGUES

Título
[fr] FURIA À LA MARÉ: DU DIVERS AU SINGULIER ET VICE-VERSA: LES ARCHIVES QUI COMPOSENT L OEUVRE DE LIA RODRIGUES

Autor
[pt] ADRIANA PAVLOVA SCHWARTZENBERG

Vocabulário
[pt] POLITICA

Vocabulário
[pt] DANCA E LITERATURA

Vocabulário
[pt] LIA RODRIGUES

Vocabulário
[pt] MARE

Vocabulário
[pt] FAVELA

Vocabulário
[pt] ATIVISMO

Vocabulário
[pt] DANCA

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[fr] POLITIQUE

Vocabulário
[fr] DANSE ET LITTERATURE

Vocabulário
[fr] LIA RODRIGUES

Vocabulário
[fr] MARE

Vocabulário
[fr] FAVELA

Vocabulário
[fr] ACTIVISME

Vocabulário
[fr] DANSE

Vocabulário
[fr] ART

Resumo
[pt] Esta tese pesquisa os arquivos que subjazem às criações da coreógrafa Lia Rodrigues em 31 anos de trabalho, a partir de um conjunto de cenas de Fúria (2018), peça que abraça os principais estratos da obra da artista. A análise parte de arquivos seminais das cenas anteriores e constituintes do que virá ao palco, atravessadas pelas artes plásticas, pela literatura e pela própria territorialidade do projeto coreopolítico da coreógrafa na favela da Maré, sede da companhia desde 2004. O trabalho se dá sobre materiais plásticos, textuais e corpóreos que explicitam e desdobram os contornos da dramaturgia de Lia Rodrigues dentro e fora dos palcos, tanto como artista quanto como ativista. A seleção dos arquivos investigados não esconde nem se furta ao que é oriundo do meu corpo-testemunha, ele mesmo baseado na convivência de 25 anos com a artista. Este corpo privilegiado se desvela na estrutura da tese a partir de memórias e reflexões que vão tecendo e percorrendo os capítulos. Do mesmo modo, o corpus do estudo dá destaque à voz da própria artista, através de entrevistas, conversas e palestras.

Resumo
[fr] Cette thèse recherche les archives sous-jacentes aux créations de la chorégraphe Lia Rodrigues dans ses 31 ans de travail, à partir d un ensemble de scènes de Fúria (2018), pièce qui contient les principales strates de l oeuvre de l artiste. L analyse démarre par les archives séminales des scènes qui précèdent et constituent ce qui ira sur scène, traversées par les arts plastiques, par la littérature et par la territorialité même du projet choréopolitique de la chorégraphe à la favela de Maré, siège de la compagnie depuis 2004. Le travail se fait sur des matériaux plastiques, textuels et corporels qui explicitent et démultiplient les contours de la dramaturgie de Lia Rodrigues, sur scène autant qu en dehors, comme artiste ainsi que comme activiste. La sélection des archives étudiées ne cherche ni à cacher ni à éviter ce qui ressort de mon propre corps-témoin, au fil de 25 ans de relation personnelle et professionnelle avec l artiste. Ce corps privilégié se dévoile dans la structure de cette thèse, à partir des mémoires et réflexions qui tissent et parcourent les chapitres.

Orientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
ELEONORA BATISTA FABIAO

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
MARIA HELENA F DE ARAUJO BASTOS

Banca
SILVIA CAMARA SOTER DA SILVEIRA

Catalogação
2021-09-02

Apresentação
2021-07-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54515@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54515@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54515


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF