Título
[pt] COMUNIDADES CARENTES E A COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: TÉCNICAS DE EDIÇÃO COMO FORMA DE EXPRESSÃO DE COMUNIDADES OPRIMIDAS E OPORTUNIDADE DE VIDA PARA JOVENS MORADORES DE FAVELAS
Título
[en] NEEDY COMMUNITIES AND JOURNALISM: AUDIOVISUAL AND EDITING TECHNIQUES AS A WAY OF EXPRESSING OPPRESSED COMMUNITIES AND A LIFE OPPORTUNITY FOR YOUNG SLUM DWELLERS
Autor
[pt] CARLOS ROBERTO CERQUEIRA ALVES
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA POLITICA DA COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO COMUNITARIA
Vocabulário
[pt] EDICAO
Vocabulário
[pt] AUDIOVISUAL
Vocabulário
[pt] COMUNIDADE
Vocabulário
[pt] MIDIA DIGITAL
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] POLITICAL ECONOMY OF COMMUNICATION
Vocabulário
[en] COMMUNITY COMMUNICATION
Vocabulário
[en] EDITION
Vocabulário
[en] AUDIOVISUAL
Vocabulário
[en] COMMUNITY
Vocabulário
[en] DIGITAL MEDIA
Resumo
[pt] Esta é uma pesquisa nos campos da Comunicação Comunitária e da Economia Política da Comunicação. Procuramos entender como as favelas são representadas nos telejornais locais, com estudo de caso no telejornal carioca de maior audiência. A partir disso, pesquisamos algumas iniciativas de Comunicação Social para descobrir se cursos de audiovisual podem contribuir para que jovens moradores de favelas criem projetos que deem voz às comunidades, e ainda possam dar a eles uma profissão que contribua para o seu crescimento. Este trabalho se insere nos campos supracitados por lidar com todas as mazelas e benefícios que o uso das novas tecnologias possui, além de mostrar novos horizontes no campo do audiovisual. Nossos objetos de estudo foram o jornal local RJTV primeira edição, da Rede Globo, a plataforma de vídeos online YouTube e quatro projetos comunitários com sede no Rio de Janeiro. A metodologia utilizada partiu de um levantamento bibliográfico e se estendeu para a análise de conteúdo e estudos de caso. Também utilizamos questionários do tipo entrevista fechada e fizemos entrevistas semi-abertas. Chegamos à conclusão de que a criação de cursos de capacitação em audiovisual comunitários, como edição e produção, podem contribuir e muito para a democratização da comunicação e ajudar na formação profissional de jovens moradores de favelas.
Resumo
[en] This is a research in the fields of Community Communication and the Political Economy of Communication. We seek to understand how favelas are represented in local TV news, based on a case study in Rio s news broadcast with the highest audience. Based on this, we researched some initiatives in Social Communication to find out if audiovisual courses can help young slum dwellers create projects that give voice to the communities, and also offer them a profession that contributes to their growth. This work is part of studies on the fields cited above because it deals with all the problems and benefits that the use of new technologies has, in addition to showing new horizons in the audiovisual field. Our objects of study were the local TV news RJTV first edition, from Rede Globo, the online video platform YouTube and four community projects based in Rio de Janeiro. The methodology used started from a bibliographic survey and extended to content analysis and case studies. We also used questionnaires and conducted semi-open interviews. We concluded that the creation of training courses in community audiovisual, such as editing and production, can greatly contribute to the democratization of communication and help in the professional training of young people living in favelas.
Orientador(es)
PATRICIA MAURICIO CARVALHO
Banca
LILIAN SABACK DE SA MORAES
Banca
PATRICIA MAURICIO CARVALHO
Banca
LARISSA DE MORAIS RIBEIRO MENDES
Catalogação
2021-09-02
Apresentação
2021-07-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54511@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54511@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54511
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF