Título
[en] INDIGENOUS PEOPLE, AFRICAN PEOPLE, AND THEIR DESCENDANTS AMONG COMPLEX SOCIO-RACIAL HIERARCHIES (RIO DE JANEIRO - 18TH CENTURY)
Título
[pt] INDÍGENAS, AFRICANOS E SEUS DESCENDENTES ENTRE HIERARQUIAS SÓCIO RACIAIS COMPLEXAS (RIO DE JANEIRO - SÉC. XVIII)
Autor
[pt] ALICE MABEL PRATES MONTEIRO
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] SETECENTOS
Vocabulário
[pt] HIERARQUIAS SOCIO RACIAIS
Vocabulário
[pt] AFRICANOS
Vocabulário
[pt] INDIGENA
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Vocabulário
[en] 18TH CENTURY
Vocabulário
[en] SOCIO-RACIAL HIERARCHIES
Vocabulário
[en] AFRICAN PEOPLE
Vocabulário
[en] INDIGENOUS
Resumo
[pt] Essa dissertação investiga as diversas relações travadas entre indígenas, africanos e seus descendentes na capitania do Rio de Janeiro no século XVIII. Para isso, busca-se compreender as tensões e negociações entre os projetos de domínio dos agentes coloniais e a presença de indígenas, africanos, afro-americanos e pardos, bem como compreender o complexo sistema de hierarquias sócio raciais vigente no Setecentos – e as transformações ocasionadas a partir da aplicação do Diretório dos Índios. As possibilidades de agência e reconstrução de identidades eram pautadas pelas condições de escravidão e liberdade, tornando-se fundamental a compreensão da dinâmica do tráfico transatlântico de escravizados e seus impactos no contexto colonial. Nesse sentido, os não brancos compartilhavam sistemas de opressão e discriminação, ainda que de formas, e em graus, distintos. O espaço físico e simbólico do sertão, pouco regulado pela Coroa portuguesa, oportunizou encontros e desencontros entre essas pessoas, conectando trajetórias e construindo laços de solidariedade, ou situações conflituosas. Por meio de uma série de etnografias do particular, esta pesquisa pretende traçar um panorama das oportunidades e relações possíveis entre os não brancos, à luz do arcabouço teórico-metodológico proporcionado pela Nova História Social e em conformidade com as Leis número 10.639/03 e número 11.645/08.
Resumo
[en] This dissertation investigates the many relations between indigenous people, Africans, and their descendants during the Captaincy of Rio de Janeiro in the 18th century. To achieve this goal, it was necessary to comprehend the tensions and negotiations between the colonial agents domination project and the presence of indigenous people, Africans, Afro-americans, and brown people, while also comprehending the complex socio-racial hierarchy system in place during the 18th century – and the transformations caused by the implementation of The Indian Directorate Act. The possibilities for agency and identity reconstitution were based by conditions of slavery and freedom, making the dynamics of the transatlanctic slave trade and its impact on the colonial context a fundamental factor to be comprehended. In this regard, the non-whites shared oppression and discrimination systems, even if in varying forms and degrees. The physical and symbolic spaces of the brazilian backwoods, scarcely regulated by the Portuguese Crown, created opportunities for agreements and disagreements between those groups, connecting their trajectories and building bonds of solidarity, or conflict situations. By means of a series of ethnographies of the particular, this research intends to draw a panorama of the opportunities and possible relations between non-whites, in light of the theoretical-methodological framework provided by the New Social History Movement and in compliance to the brazillian laws no. 10.639/03 and no. 11/645/08.
Orientador(es)
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI
Banca
IAMARA DA SILVA VIANA
Banca
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI
Banca
MARIA REGINA CELESTINO DE ALMEIDA
Catalogação
2021-08-31
Apresentação
2021-07-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54468@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54468@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54468
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF