Título
[pt] EFEITOS DA LIDERANÇA SERVIDORA E EMPREENDEDORA NO FOMENTO DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Título
[en] EFFECTS OF SERVANT AND ENTREPRENEURIAL LEADERSHIP IN FOSTERING INNOVATION IN THE PUBLIC SECTOR
Autor
[pt] WALESKA YONE YAMAKAWA Z CAMPOS
Vocabulário
[pt] ENGAJAMENTO
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO INOVADOR NO TRABALHO
Vocabulário
[pt] LIDERANCA EMPREENDEDORA
Vocabulário
[pt] EMPODERAMENTO PSICOLOGICO
Vocabulário
[pt] LIDERANCA SERVIDORA
Vocabulário
[en] ENGAGEMENT
Vocabulário
[en] INNOVATIVE WORK BEHAVIOR
Vocabulário
[en] ENTREPRENEURIAL LEADERSHIP
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL EMPOWERMENT
Vocabulário
[en] SERVANT LEADERSHIP
Resumo
[pt] Este estudo examina as associações de liderança servidora e liderança empreendedora com o comportamento inovador no contexto do setor público. Além disso, foi verificado se as relações são mediadas pelo empoderamento psicológico e pelo engajamento, respectivamente. O cerne das hipóteses é de que esses tipos de liderança auxiliam os funcionários a serem mais engajados, empoderados psicologicamente e inovadores. Para testar as hipóteses, foi aplicada modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais com dados de uma amostra de 135 servidores públicos de Tribunais de Contas oriundos de 14 Estados brasileiros, obtidas por meio de questionário eletrônico. Para estimar e remover o viés do método comum, foi utilizada a técnica de variável marcadora. Os resultados mostram que os efeitos da liderança servidora no comportamento inovador são totalmente mediados pelo empoderamento psicológico. Além disso, os resultados evidenciam que a liderança empreendedora tem associação direta e positiva com o comportamento inovador, de modo que esses efeitos são parcialmente mediados pelo engajamento. O estudo contribui para o entendimento dos efeitos da liderança servidora e empreendedora, bem como de atributos individuais, no fomento da inovação no setor público. Por fim, são discutidas implicações para a teoria e para a prática de gestão.
Resumo
[en] This study examines the associations of servant leadership and entrepreneurial leadership with innovative behavior in the context of the public sector. Furthermore, it was verified whether the relationships are mediated by psychological empowerment and engagement, respectively. The core of the hypothesis is that these leadership styles help employees to be more engaged, psychologically empowered and innovative. To test the hypotheses, partial least squares structural equation modeling was applied with data from a sample of 135 public servants from the Courts of Auditors from 14 Brazilian states, obtained through an electronic questionnaire. To estimate and remove the common method bias, a marker variable technique is used. The results demonstrate that the effects of servant leadership on innovative behavior are fully mediated by psychological empowerment. Furthermore, the results show that entrepreneurial leadership has a direct and positive association with innovative behavior, so that these effects are partially mediated by engagement. The study contributes to the understanding of the effects of servant and entrepreneurial leadership, as well as individual attributes, in fostering innovation in the public sector. Finally, contributions to management theory and practice are discussed.
Orientador(es)
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Banca
VALTER DE ASSIS MORENO JUNIOR
Banca
MARIA JOSE SOUSA
Catalogação
2021-08-30
Apresentação
2021-07-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54427@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54427@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54427
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