Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AUDIOVISUAL PRODUCTION AND CONSUMPTION: SCREENWRITING AS WORK AND THE POWER OF DIRECTORS IN BRAZILIAN CINEMA

Título
[pt] PRODUÇÃO E CONSUMO DO AUDIOVISUAL: O TRABALHO DE ROTEIRISTA E O PODER DO CINEASTA NO CINEMA BRASILEIRO

Autor
[pt] MELISSA DE ARAUJO CABRAL

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] ROTEIRISTA

Vocabulário
[pt] NARRATIVAS

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] SCREENWRITER

Vocabulário
[en] NARRATIVES

Resumo
[pt] Produção e consumo do audiovisual: o trabalho de roteirista e o poder do cineasta no cinema brasileiro tem como proposta aprofundar a reflexão sobre a autoria dos roteiros na produção audiovisual brasileira e o jogo de forças entre os profissionais da área de roteiro e os da área de direção. Ao tomar como ponto de partida para esta reflexão o fato de que o campo de produção cinematográfica no país não valoriza o roteirista tal como na televisão, é o foco da pesquisa investigar o domínio de poder de criação por parte do diretor, considerando os impactos no exercício do trabalho de roteirista e, subsequentemente, nas condições de criação de histórias para o cinema. A estratégia metodológica envolveu recursos qualitativos, como a realização de entrevistas em profundidade para a análise da profissão de roteirista. O objetivo é que o resultado do trabalho sirva como base de informações que possam fomentar reflexões sobre a questão da construção de narrativas no cinema brasileiro, com abordagens que envolvem as formas de representações desse trabalho e de suas condições sociais, econômicas e financeiras para permanecer na cadeia produtiva do audiovisual.

Resumo
[en] Audiovisual production and consumption: screenwriting as work and the power of directors in Brazilian cinema is an in-depth examination of screenwriting professionals in Brazil, specifically those who work on the scripts of feature-length narrative films. The study begins with the fact that screenwriters are not valued in the field of feature-length narrative film production as they are in television. The investigation focuses on what it truly is to write Brazilian cinema; what structures are behind the profession of creating cinematic stories; and what is the director s dominion of power regarding creation, considering its impact on the screenwriter s work and, therefore, the conditions for creating stories for cinema. The methodological strategy involves qualitative resources, such as in-depth interviews analyzing the screenwriting profession; the use of data gathered through bibliographical research as a trigger for discussions with the screenwriters themselves; media material on the subject; and the actions of other actors in the field, such as audiovisual project sponsors. The finished project should serve as a source of information which can inspire further examinations of narrative construction in Brazilian cinema, especially regarding approaches that embrace the field s representational forms, as well as the social, economic, and financial conditions required for enduring as a part of the audiovisual production chain.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
RICARDO FERREIRA FREITAS

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO

Banca
MARINA DE CASTRO FRID

Catalogação
2021-08-24

Apresentação
2021-07-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54361


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF