Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] BATALHAS EPISTÊMICAS EM AMBIENTE POLARIZADO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL

Título
[en] EPISTEMIC BATTLES IN A POLARIZED ENVIRONMENT OF A DIGITAL PLATFORM

Autor
[pt] CAROLINA VALENTE DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] POLARIZACAO

Vocabulário
[pt] OPERACAO POLICIAL

Vocabulário
[pt] AMBIENTE VIRTUAL

Vocabulário
[pt] TIPOS DE CONHECIMENTO

Vocabulário
[pt] SEQUENCIALIDADE

Vocabulário
[pt] DESEQUILIBRIO EPISTEMICO

Vocabulário
[en] POLARIZATION

Vocabulário
[en] POLICE OPERATION

Vocabulário
[en] VIRTUAL ENVIRONMENT

Vocabulário
[en] TYPES OF KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] SEQUENTIALITY

Vocabulário
[en] EPISTEMIC IMBALANCE

Resumo
[pt] Atualmente, diferenças de visões de mundo, especialmente as de natureza ideológica e política, vêm promovendo um clima de polarização, seja no ambiente off-line ou online. Uma das munições utilizadas na guerra do nós contra eles é o conhecimento. Discussões acaloradas são sustentadas por uma disputa de quem tem razão, quem está certo ao defender determinada posição. À luz de uma abordagem que integra a teoria do conhecimento aos estudos sobre postura epistêmica, na perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica, este trabalho tem por objetivo examinar como são construídas as batalhas epistêmicas na seção de comentários de um jornal digital, hospedado no YouTube, que posta vídeos de operações policiais avaliadas como abusivas. Os resultados demonstram que os participantes buscam derrotar o oponente invocando um desiquilíbrio epistêmico entre as partes. Para tanto, mobilizam diferentes recursos linguísticos para reivindicar uma postura epistêmica de mais conhecimento e deslegitimam posições que não são sustentadas por conhecimentos fundamentados e confiáveis. Os resultados revelam também que, em termos de efeitos argumentativos, as batalhas epistêmicas são um jogo sem vencedores. Elas não contribuem para modificar crenças enganosas, informações falsas e preconceitos. Elas servem apenas para reforçar a construção de identidades totalizantes, dificultando qualquer possibilidade de entendimento mútuo, ainda que não haja acordo.

Resumo
[en] Currently, differences in worldviews, especially those of ideological and political nature, are promoting a climate of polarization, whether in the offline or online environment. One of the ammunitions used in the we versus they war is knowledge. Heated discussions are supported by a dispute of right or wrong, that is, who is right in defending a determined position. In the light of an approach that integrates the theory of knowledge to the studies on epistemic stance, from the perspective of the Conversation Analysis, this paper aims to examine how epistemic changes are constructed in the comments section of a digital newspaper, hosted on YouTube, which posts videos of police operations evaluated as abusive. The results demonstrate that the participants seek to defeat the opponent by invoking an epistemic imbalance between the parties. To this end, they mobilize different linguistic resources to claim an epistemic stance of more knowledge and delegitimize positions that are not supported by reliable and well-founded knowledge. The results also reveal that, in terms of argumentative effects, epistemic battles are a game with no winners. They do not contribute to modifying misleading beliefs, false information, and prejudices. They only serve to reinforce the construction of totalizing identities, hindering any possibility of mutual understanding, even if there is no agreement.

Orientador(es)
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
PAULO CORTES GAGO

Banca
AMITZA TORRES VIEIRA

Catalogação
2021-08-19

Apresentação
2021-04-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54271@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54271@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54271


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF