Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PEDAGOGICAL PRACTICES IN TEACHING DESIGN: EXPERIENCING SIGNIFICANT APPROACHES

Título
[pt] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE DESIGN: EXPERIMENTANDO ABORDAGENS SIGNIFICATIVAS

Autor
[pt] ANDRE LUIS FERREIRA BELTRAO

Vocabulário
[pt] MOTIVACAO

Vocabulário
[pt] METODOLOGIAS ATIVAS

Vocabulário
[pt] EXERCICIOS

Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Vocabulário
[pt] EXPERIMENTACAO

Vocabulário
[pt] DESENHO

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[en] MOTIVATION

Vocabulário
[en] ACTIVE METHODOLOGIES

Vocabulário
[en] EXERCISES

Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL PRACTICE

Vocabulário
[en] MEANINGFUL LEARNING

Vocabulário
[en] EXPERIMENTATION

Vocabulário
[en] DRAWING

Vocabulário
[en] TEACHING

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] Esta tese tem como objetivo a proposição e análise de práticas pedagógicas relacionadas ao aprendizado significativo em disciplinas de Design Gráfico. Considerando que o aprendizado significativo ocorre quando o estudante aprende algo que tem significado pessoal, conectando algo novo a suas experiências e conhecimentos prévios, mas que em cada sala de aula há estudantes que aprendem de forma diferente e têm diferentes universos dentro de si, foram criados dois experimentos abertos de aprendizagem significativa. Desenvolveu-se também um instrumento de avaliação e análise que pode ser aplicado ao planejamento de aulas significativas em quaisquer disciplinas. Nas considerações finais foram propostos outros experimentos como sugestões de atividades pedagógicas orientadas à investigação do tema, que não foram testadas em campo ainda mas poderão ser livremente desenvolvidas como extensão ou retomada da pesquisa.

Resumo
[en] This thesis aims at proposing and analyzing pedagogical practices related to significant learning in Graphic Design disciplines. Considering that significant learning occurs when the student learns something that has personal meaning, connecting something new to his previous experience and knowledge, and that in each classroom students have different learning preferences and patterns, holding completely different universes within themselves, two open experiments of significant learning have been set forth. An evaluation and analysis tool that may be applied to the planning of significant classes in any subject has also been developed. In the final considerations, other experiments were proposed as suggestions for pedagogical activities oriented to the investigation of the theme, which have not been tested in the field yet but can be freely developed as an extension or resumption of the research.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
ELIANA DE LEMOS FORMIGA

Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
ANA AMELIA ERTHAL

Catalogação
2021-08-17

Apresentação
2021-03-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54243@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54243@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54243


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF