Título
[en] PEDAGOGICAL PRACTICES IN TEACHING DESIGN: EXPERIENCING SIGNIFICANT APPROACHES
Título
[pt] PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE DESIGN: EXPERIMENTANDO ABORDAGENS SIGNIFICATIVAS
Autor
[pt] ANDRE LUIS FERREIRA BELTRAO
Vocabulário
[pt] MOTIVACAO
Vocabulário
[pt] METODOLOGIAS ATIVAS
Vocabulário
[pt] EXERCICIOS
Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Vocabulário
[pt] EXPERIMENTACAO
Vocabulário
[pt] DESENHO
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[en] MOTIVATION
Vocabulário
[en] ACTIVE METHODOLOGIES
Vocabulário
[en] EXERCISES
Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL PRACTICE
Vocabulário
[en] MEANINGFUL LEARNING
Vocabulário
[en] EXPERIMENTATION
Vocabulário
[en] DRAWING
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] DESIGN
Resumo
[pt] Esta tese tem como objetivo a proposição e análise de práticas pedagógicas
relacionadas ao aprendizado significativo em disciplinas de Design Gráfico.
Considerando que o aprendizado significativo ocorre quando o estudante
aprende algo que tem significado pessoal, conectando algo novo a suas experiências
e conhecimentos prévios, mas que em cada sala de aula há estudantes que aprendem
de forma diferente e têm diferentes universos dentro de si, foram criados dois experimentos
abertos de aprendizagem significativa.
Desenvolveu-se também um instrumento de avaliação e análise que pode ser
aplicado ao planejamento de aulas significativas em quaisquer disciplinas.
Nas considerações finais foram propostos outros experimentos como sugestões
de atividades pedagógicas orientadas à investigação do tema, que não foram
testadas em campo ainda mas poderão ser livremente desenvolvidas como extensão
ou retomada da pesquisa.
Resumo
[en] This thesis aims at proposing and analyzing pedagogical practices related to
significant learning in Graphic Design disciplines. Considering that significant learning occurs when the student learns something that has personal meaning, connecting something new to his previous experience and knowledge, and that in each classroom students have different learning
preferences and patterns, holding completely different universes within themselves, two open experiments of significant learning have been set forth. An evaluation and analysis tool that may be applied to the planning of significant classes in any subject has also been developed. In the final considerations, other experiments were proposed as suggestions for pedagogical activities oriented to the investigation of the theme, which have not been tested in the field yet but can be freely developed as an extension or resumption of the research.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
ELIANA DE LEMOS FORMIGA
Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
ANA AMELIA ERTHAL
Catalogação
2021-08-17
Apresentação
2021-03-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54243@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54243@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54243
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF