Título
[es] EL TRABAJADOR SOCIAL COMO INTELECTUAL ORGÁNICO: ANÁLISIS A PARTIR DE LA CRISIS HISTÓRICO-POLÍTICA DE CHILE
Título
[pt] O TRABALHADOR SOCIAL COMO INTELECTUAL ORGÂNICO: ANÁLISE A PARTIR DA CRISE HISTÓRICO-POLÍTICA DO CHILE
Autor
[pt] LUIS ALBERTO VIVERO ARRIAGADA
Vocabulário
[pt] HEGEMONIA
Vocabulário
[pt] EXPLOSAO SOCIAL
Vocabulário
[pt] INTELECTUAL ORGANICO
Vocabulário
[pt] TRABALHO SOCIAL
Resumo
[pt] O objetivo deste artigo é propor uma reflexão e análise a partir das contribuições de Antonio Gramsci, particularmente do conceito de intelectual orgânico. Em consideração ao cenário que foi gerado no Chile, a partir da explosão social popular, esse conceito assume uma importância significativa para análise da realidade histórica. Afirmamos que o cenário de crise social e política permitiria criar as condições para
uma reforma cultural e moral. Nesta dinâmica de lutas pela hegemonia, o trabalho social deveria experimentar rupturas com os atrasos conservadores deixados pelo legado da ditadura e o longo período pós autoritário de transição democrática.
Resumo
[es] El objetivo de este artículo es proponer una reflexión y análisis a partir de los aportes de Antonio Gramsci, particularmente desde el concepto de intelectual orgánico. En consideración al escenario que se ha generado en Chile a partir del estallido social popular, este concepto cobra una importante vigencia para el análisis de la realidad histórica. Sostenemos que el escenario de crisis social y política permitiría generar las condiciones para una reforma cultural y moral. En estas dinámicas de luchas por la hegemonía el trabajo social debería experimentar rupturas con los anclajes conservadores heredados de la dictadura y el largo periodo post autoritario de transición a la democracia.
Catalogação
2021-08-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
ESPANHOL
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54046@1
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54046@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.54046
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF