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Título
[pt] A EXPERIÊNCIA DO VISITANTE NAS PAINEIRAS CORCOVADO

Título
[en] EXPERIENCE MARKETING AND TOURISM IN PAINEIRAS CORCOVADO

Autor
[pt] RAFAELA GONCALVES DA SILVA

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] PAINEIRAS CORCOVADO

Vocabulário
[pt] MARKETING PARA TURISMO

Vocabulário
[pt] MARKETING DE LUGARES

Vocabulário
[pt] MARKETING DE EXPERIENCIA

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] PAINEIRAS CORCOVADO

Vocabulário
[en] DESTINATION MARKETING

Vocabulário
[en] PLACE MARKETING

Vocabulário
[en] EXPERIENTIAL MARKETING

Resumo
[pt] O turismo e entretenimento representam o segundo maior PIB do estado do Rio de Janeiro, sendo, portanto, um setor fundamental para a economia da capital do estado. O objetivo deste estudo é analisar a experiência do visitante nas Paineiras-Corcovado, o mais conhecido ponto turístico da cidade. Foram abordadas as teorias referentes ao marketing de experiência, marketing de lugares e marketing de turismo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e análise dos depoimentos do site TripAdvisor. Os resultados apontam que as experiências vivenciadas se enquadram nas quatro dimensões propostas por Zatori et al (2018): social, emocional, mental e de fluxo. A principal motivação dos visitantes é contemplar a bela paisagem e conhecer uma das atrações mais importantes para o turismo brasileiro. Entretanto, para melhorar a experiência é necessária uma maior atenção à interação entre as pessoas, principalmente em tempos de pandemia, melhorar o atendimento dos funcionários e os serviços ligados à segurança e informação.

Resumo
[en] Bearing in mind that tourism and entertainment represent the second largest GDP in the state of Rio de Janeiro, the objective of this study is to analyze the visitor s experience in Paineiras-Corcovado, the most popular tourist spot in the city. Theories related to experience marketing, place marketing and tourism marketing were addressed. The research was carried out through interviews and analysis of the testimonials of the TripAdvisor website. The results show that the experiences lived fall into the four dimensions proposed by Zatori et al (2018): social, emotional, mental and flow. The main motivation of visitors is to contemplate the beautiful landscape and discover one of the most important attractions for Brazilian tourism. However, to improve the experience, it is necessary to pay more attention to the interaction between people, especially in times of pandemic, to improve the attendance of employees and services related to security and information.

Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA

Catalogação
2021-08-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53999


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