Título
[pt] A EXPERIÊNCIA DO VISITANTE NAS PAINEIRAS CORCOVADO
Título
[en] EXPERIENCE MARKETING AND TOURISM IN PAINEIRAS CORCOVADO
Autor
[pt] RAFAELA GONCALVES DA SILVA
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] PAINEIRAS CORCOVADO
Vocabulário
[pt] MARKETING PARA TURISMO
Vocabulário
[pt] MARKETING DE LUGARES
Vocabulário
[pt] MARKETING DE EXPERIENCIA
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Vocabulário
[en] PAINEIRAS CORCOVADO
Vocabulário
[en] DESTINATION MARKETING
Vocabulário
[en] PLACE MARKETING
Vocabulário
[en] EXPERIENTIAL MARKETING
Resumo
[pt] O turismo e entretenimento representam o segundo maior PIB do estado
do Rio de Janeiro, sendo, portanto, um setor fundamental para a economia da
capital do estado. O objetivo deste estudo é analisar a experiência do visitante nas
Paineiras-Corcovado, o mais conhecido ponto turístico da cidade. Foram
abordadas as teorias referentes ao marketing de experiência, marketing de
lugares e marketing de turismo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e
análise dos depoimentos do site TripAdvisor. Os resultados apontam que as
experiências vivenciadas se enquadram nas quatro dimensões propostas por
Zatori et al (2018): social, emocional, mental e de fluxo. A principal motivação dos
visitantes é contemplar a bela paisagem e conhecer uma das atrações mais
importantes para o turismo brasileiro. Entretanto, para melhorar a experiência é
necessária uma maior atenção à interação entre as pessoas, principalmente em
tempos de pandemia, melhorar o atendimento dos funcionários e os serviços
ligados à segurança e informação.
Resumo
[en] Bearing in mind that tourism and entertainment represent the second largest
GDP in the state of Rio de Janeiro, the objective of this study is to analyze the
visitor s experience in Paineiras-Corcovado, the most popular tourist spot in the
city. Theories related to experience marketing, place marketing and tourism
marketing were addressed. The research was carried out through interviews and
analysis of the testimonials of the TripAdvisor website. The results show that the
experiences lived fall into the four dimensions proposed by Zatori et al (2018):
social, emotional, mental and flow. The main motivation of visitors is to contemplate
the beautiful landscape and discover one of the most important attractions for
Brazilian tourism. However, to improve the experience, it is necessary to pay more
attention to the interaction between people, especially in times of pandemic, to
improve the attendance of employees and services related to security and
information.
Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Catalogação
2021-08-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53999@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53999
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