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Título
[pt] O PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO

Autor
[pt] MARIANA ALENCAR BERGIER

Vocabulário
[pt] FUTEBOL

Vocabulário
[pt] FUTEBOL FEMININO

Vocabulário
[pt] PATROCINIO ESPORTIVO

Vocabulário
[pt] ESPORTE

Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo encontrar explicações do porquê o futebol feminino brasileiro receber tão menos atenção e recursos em comparação com a modalidade masculina. Como resultado, pretende-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da visibilidade e competitividade da modalidade feminina no Brasil. Foi utilizado o método Delphi, com a finalidade de conhecer as opiniões dos especialistas e a partir das rodadas de interações encontrar algum nível de consenso entre suas visões, alcançando assim o objetivo do trabalho. Os resultados permitiram uma melhor compreensão do cenário do patrocínio no futebol feminino brasileiro, onde é possível visualizar uma grande evolução nos últimos anos, principalmente a partir da Copa do Mundo de 2019. No que diz respeito à comparação com a categoria masculina, a visibilidade e o retorno que cada uma categoria traz são as principais diferenças encontradas. Além disso, destaca-se que a diferença de oportunidades, recursos e infraestrutura que caracterizam a distância entre o futebol masculino e o feminino, no Brasil, é fruto de uma construção histórica, em parte com embasamento legal, em parte reflexo de uma sociedade machista há vários séculos.

Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Catalogação
2021-07-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53988@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53988


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