Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CANVAS APPLIED TO SERVICE DESIGN: NEW KNOWLEDGE FOR THE TRAINING OF DESIGNERS

Título
[pt] OS CANVAS APLICADOS AO DESIGN DE SERVIÇO: NOVOS CONHECIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE DESIGNERS

Autor
[pt] GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR

Vocabulário
[pt] DESIGN DE SERVICO

Vocabulário
[pt] MEDIACAO DE CONFLITO

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE DESIGNERS

Vocabulário
[pt] FERRAMENTAS CANVAS

Vocabulário
[pt] DESIGN PARTICIPATIVO

Vocabulário
[en] SERVICE DESIGN

Vocabulário
[en] CONFLICT MEDIATION

Vocabulário
[en] TRAINING DESIGNER

Vocabulário
[en] CANVAS TOOLS

Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN

Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo analisar a formação de designers à luz das ferramentas CANVAS na prática do Design de Serviço. A pesquisa buscou as origens dos CANVAS e do Design de Serviço, além de categorizar os principais CANVAS por área mercadológica de aplicação. Realizou-se uma pesquisa quantitativa que para identificar os principais CANVAS utilizados por designers e não designers, os benefícios e as dificuldades que estes encontram no uso desta ferramenta em projetos de Design de Serviço. Num segundo momento, entrevistas semiestruturadas, com profissionais atuantes no segmento de Design de Serviço e usuários de CANVAS, foram analisadas para encontrar as habilidades que designers e não designers necessitam possuir para manejar esta ferramenta em projetos colaborativos. Os resultados destes dois momentos foram consolidados, apontando para três habilidades importantes que designers precisam dominar: a identificar o grau de complexidade do projeto, a entender a forma como o grupo se organiza em sua arquitetura social e ter atenção aos conflitos intragrupais, certos de ocorrerem, pois estes quando tratados de maneira hábil, podem trazer muitas contribuições para processos de criação coletiva.

Resumo
[en] This dissertation aims to analyze the training of designers in the light of the CANVAS tools in the practice of Service Design. The research sought the origins of CANVAS and Service Design, in addition to categorizing the main CANVAS by market area of application. A quantitative research was carried out to identify the main CANVAS used by designers and non-designers, the benefits and difficulties they encounter in using this tool in Service Design projects. Secondly, semi-structured interviews, with professionals working in the Service Design segment and CANVAS users, were analyzed to find the skills that designers and non-designers need to have to manage this tool in collaborative projects. The results of these two moments were consolidated, pointing to three important skills that designers need to master: to identify the degree of complexity of the project, to understand the way the group is organized in its social architecture and to pay attention to intragroup conflicts, certain to occur because these, when handled in a skillful way, can bring many contributions to collective creation processes.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
LUIZ ANTONIO FERNANDEZ BRAGA

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
ELIANE JORDY IUNG

Banca
MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES

Banca
LUIZ ANTONIO FERNANDEZ BRAGA

Catalogação
2021-07-23

Apresentação
2021-01-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53871@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53871


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF