Título
[en] FACTORS THAT INFLUENCE THE ADOPTION OF INNOVATIVE FINANCIAL PRODUCTS: A STUDY ON THE CRYPTO INVESTOR
Título
[pt] FATORES QUE INFLUENCIAM NA ADOÇÃO DE PRODUTOS FINANCEIRO INOVADORES: UM ESTUDO SOBRE O INVESTIDOR DE CRIPTOATIVOS
Autor
[pt] ARTUR ANGELO PRADAL DE SOUZA
Vocabulário
[pt] MERCADO FINANCEIRO
Vocabulário
[pt] TOMADA DE DECISAO DE INVESTIMENTO
Vocabulário
[pt] CRIPTOATIVO
Vocabulário
[en] FINANCIAL MARKET
Vocabulário
[en] INVESTMENT DECISION MAKING
Vocabulário
[en] CRYPTOCURRENCIES
Resumo
[pt] O mercado financeiro está passando por profundas transformações, tanto no perfil dos investidores quanto na oferta de novos produtos. Esta pesquisa tem como objeto de estudo identificar as motivações por trás da decisão de investidores em adotar produtos inovadores, em especial os criptoativos. A partir do modelo proposto por Hoffmann e Broekhuizen (2010), sobre a adoção de produtos financeiros inovadores, foram analisados os efeitos de fatores psicológicos e construtos relacionados as características dos produtos na adoção de investimentos em cripto. Os construtos selecionados foram: intolerância a ambiguidade, inovatividade disposicional, confiança, facilidade percebida e utilidade percebida. Foi elaborado um questionário, com escalas já utilizadas em pesquisas anteriores, para medir os construtos propostos e identificar fatores que influenciam o investidor brasileiro a adotar essa nova classe de ativos. Os resultados apontaram um bom índice de confiabilidade do modelo, entretanto, a hipótese que relacionava a confiança e adoção de criptoativos não foi comprovada.
Resumo
[en] The financial markets is under profound changes, both In the profile of investors and in the offer of new products. This study aims to understand the motivations behind the decision of investors to adopt innovative products, especially cryptoassets. Based on the model Adoption of Innovative Investments proposed by Hoffmann and Broekhuizen (2010), were analyzed the effects of psychological factors and constructs related to the product’s characteristics in the adoption of investments in crypto. The selected constructs were: Intolerance of ambiguity, dispositional innovativeness, willingness to trust, perceived ease of use and perceived usefulness. A questionnaire was developed, with scales already used in previous research, to measure the constructs influence in the adoption of this new asset class by Brazilians. The results proved a good reliability of the proposed model, however the hypothesis that related the willingness to trust with the adoption of cryptoassets was not proven.
Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA
Catalogação
2021-07-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53862@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53862@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53862
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