Título
[en] SPOTIFY AND THE MUSICIAN: MUSIC CONSUMPTION IN THE STREAMING ERA FROM THE ARTIST S POINT OF VIEW
Título
[pt] SPOTIFY E O MÚSICO: CONSUMO DE MÚSICA NA ERA DO STREAMING DO PONTO DE VISTA DO ARTISTA
Autor
[pt] CAMILA BAILAC
Vocabulário
[pt] ARTISTAS
Vocabulário
[pt] SPOTIFY
Vocabulário
[pt] STREAMING
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA FONOGRAFICA
Vocabulário
[pt] MUSICA
Vocabulário
[en] ARTISTS
Vocabulário
[en] SPOTIFY
Vocabulário
[en] STREAMING
Vocabulário
[en] FONOGRAPHIC INDUSTRY
Vocabulário
[en] MUSIC
Resumo
[pt] O presente estudo tem como objetivo entender, do ponto de vista do músico, quais
foram os impactos sofridos com a mudança na forma de consumo e distribuição de
música, considerando a liderança do Spotify no mercado de streaming. Para isso, foi
realizada uma pesquisa exploratória em três fases. Na primeira fase foram consultados
dados secundários do setor e suas particularidades, embasando o desenvolvimento do
estudo. Na segunda fase foram realizadas entrevistas qualitativas com artistas. Na
terceira fase foi feita a análise dos relatos dos entrevistados. Como conclusão, pode-se
destacar a necessidade de uma melhoria no sistema de remuneração do Spotify, que se
baseia em um modelo de negócios que precisa ser reformado. Ademais, destacam-se
as novas formas de consumo e como elas influenciam as estratégias de lançamento dos
artistas.
Resumo
[en] The present study aims to understand, from the musician s point of view, what were
the impacts suffered by the change in the form of music consumption and distribution,
considering Spotify s leadership in the streaming market. To do so, an exploratory
research was carried out in three phases. In the first phase, secondary data on the sector
and its particularities were consulted, supporting the development of the study. In the
second phase, qualitative interviews were conducted with artists. In the third phase,
the analysis of the interviewees reports was accomplished. In conclusion, one can
highlight the need for an improvement in Spotify s payment system, which is based on
a business model that needs to be reformed. Furthermore, new forms of consumption
are highlighted and how they influence the artists release strategies.
Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Catalogação
2021-07-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53854@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53854@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53854
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF