Título
[pt] DESENHANDO O PROCESSO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROJETO DE DESIGN
Título
[en] DRAWING THE PROCESS: AN EDUCATIONAL PRACTICE TO DEVELOP CRITICAL THINKING ON DESIGN
Autor
[pt] NINA ATALLA PIETROLUONGO O VIEIRA
Vocabulário
[pt] PROCESSO DE PROJETO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE PROJETO DE DESIGN
Vocabulário
[pt] REFLEXAO
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO VISUAL
Vocabulário
[pt] DESENHO
Vocabulário
[en] DESIGN PROCESS
Vocabulário
[en] TEACHING DESIGN PROJECT
Vocabulário
[en] REFLECTION
Vocabulário
[en] VISUAL REPRESENTATION
Vocabulário
[en] DRAWING
Resumo
[pt] Esta pesquisa, de cunho exploratório, teve por objetivo o desenvolvimento de uma
atividade pedagógica voltada para o ensino de projeto de Design. A pesquisa surge da
constatação da importância do conteúdo de metodologia de projeto, enquanto conteúdo
estruturante da prática empírica de projeto, e da necessidade do estímulo à reflexão
crítica sobre processos de projeto no curso de Design da PUC-Rio. Para responder a
essas questões, uma atividade pedagógica de desenho de processo de projeto foi
desenvolvida e testada com dois alunos em duas diferentes disciplinas de Projeto do
curso de Design da PUC-Rio – DSG 1030 Anteprojeto e DSG 1032 Projeto Final de
Comunicação Visual. A investigação foi fundamentada por autores, que tratavam dos
processos cognitivos da aprendizagem e também sobre o fluxo cognitivo da reflexão-naação,
noção-chave desta pesquisa. A atividade revelou-se uma rica ferramenta didática
de estímulo ao pensamento crítico sobre a prática de projeto em Design, na medida em
que facilitou um exercício de auto análise e deu aos alunos as condições didáticas para
que situassem e organizassem suas experiências empíricas de projeto durante a
formação.
Resumo
[en] This exploratory research aimed to develop a pedagogical tool oriented to teaching of
design projects. The research arises from the importance of design methodology, as a
structuring content of the empirical design practice, and from the need to encourage
critical reasoning on design processes observed in PUC-Rio s design graduation course.
To deal with these questions, a drawing exercise – in which the student s task was to
draw the process of their design project – was developed and tested with two students in
two different disciplines from the Design course at PUC-Rio. The investigation was
supported by authors, who dealt with the cognitive processes of learning and also on the
cognitive flow of reflection-in-action, a key notion of this research. The activity proved to
be a rich educational tool to stimulate critical thinking about the practice of design, as it
facilitated an exercise of self-analysis and gave students the pedagogical conditions to
recognize and organize their empirical experiences during the course.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
BIANCA MARIA REGO MARTINS
Catalogação
2021-07-22
Apresentação
2021-02-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53825
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF