Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DESENHANDO O PROCESSO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROJETO DE DESIGN

Título
[en] DRAWING THE PROCESS: AN EDUCATIONAL PRACTICE TO DEVELOP CRITICAL THINKING ON DESIGN

Autor
[pt] NINA ATALLA PIETROLUONGO O VIEIRA

Vocabulário
[pt] PROCESSO DE PROJETO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE PROJETO DE DESIGN

Vocabulário
[pt] REFLEXAO

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO VISUAL

Vocabulário
[pt] DESENHO

Vocabulário
[en] DESIGN PROCESS

Vocabulário
[en] TEACHING DESIGN PROJECT

Vocabulário
[en] REFLECTION

Vocabulário
[en] VISUAL REPRESENTATION

Vocabulário
[en] DRAWING

Resumo
[pt] Esta pesquisa, de cunho exploratório, teve por objetivo o desenvolvimento de uma atividade pedagógica voltada para o ensino de projeto de Design. A pesquisa surge da constatação da importância do conteúdo de metodologia de projeto, enquanto conteúdo estruturante da prática empírica de projeto, e da necessidade do estímulo à reflexão crítica sobre processos de projeto no curso de Design da PUC-Rio. Para responder a essas questões, uma atividade pedagógica de desenho de processo de projeto foi desenvolvida e testada com dois alunos em duas diferentes disciplinas de Projeto do curso de Design da PUC-Rio – DSG 1030 Anteprojeto e DSG 1032 Projeto Final de Comunicação Visual. A investigação foi fundamentada por autores, que tratavam dos processos cognitivos da aprendizagem e também sobre o fluxo cognitivo da reflexão-naação, noção-chave desta pesquisa. A atividade revelou-se uma rica ferramenta didática de estímulo ao pensamento crítico sobre a prática de projeto em Design, na medida em que facilitou um exercício de auto análise e deu aos alunos as condições didáticas para que situassem e organizassem suas experiências empíricas de projeto durante a formação.

Resumo
[en] This exploratory research aimed to develop a pedagogical tool oriented to teaching of design projects. The research arises from the importance of design methodology, as a structuring content of the empirical design practice, and from the need to encourage critical reasoning on design processes observed in PUC-Rio s design graduation course. To deal with these questions, a drawing exercise – in which the student s task was to draw the process of their design project – was developed and tested with two students in two different disciplines from the Design course at PUC-Rio. The investigation was supported by authors, who dealt with the cognitive processes of learning and also on the cognitive flow of reflection-in-action, a key notion of this research. The activity proved to be a rich educational tool to stimulate critical thinking about the practice of design, as it facilitated an exercise of self-analysis and gave students the pedagogical conditions to recognize and organize their empirical experiences during the course.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
BIANCA MARIA REGO MARTINS

Catalogação
2021-07-22

Apresentação
2021-02-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53825


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF