Título
[en] EDUCATION AND / IN HUMAN RIGHTS: PROPOSALS FOR A CRITICAL PEDAGOGY THOUGHT FROM BELL HOOKS AND PAULO FREIRE
Título
[pt] EDUCAÇÃO E(M) DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS DE UMA PEDAGOGIA CRÍTICA PENSADA A PARTIR DE BELL HOOKS E PAULO FREIRE
Autor
[pt] ANDRE LUIZ PEREIRA SPINIELI
Autor
[pt] SOFIA COVAS RUSSI
Autor
[pt] VALENTINA SQUIZATO IZIQUE
Vocabulário
[pt] VULNERABILIDADE SOCIO-HISTORICA
Vocabulário
[pt] AUTONOMIA DO SUJEITO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO CRITICA
Vocabulário
[en] SOCIO-HISTORIC VULNERABILITY
Vocabulário
[en] SUBJECT AUTONOMY
Vocabulário
[en] CRITICAL EDUCATION
Resumo
[pt] A reprodução de concepções eurocêntricas de direitos humanos implica a perda do empoderamento de sujeitos sociais vulneráveis. Por meio da afirmação de um diálogo entre as pedagogias críticas de bell hooks e Paulo Freire, este artigo visa identificar a possibilidade da educação em direitos humanos fundada em perspectivas transformadoras da realidade dos sujeitos participantes do processo de ensino-aprendizagem.
Resumo
[en] The reproduction of Eurocentric conceptions of human rights implies the loss of the empowerment of vulnerable social subjects. Through the affirmation of a dialogue between the critical pedagogies of bell hooks and Paulo Freire, this article aims to identify the possibility of an education in human rights based on perspectives that transform the reality of the participants in the teaching-learning process.
Catalogação
2021-07-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53788@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53788@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.53788
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF