Título
[pt] DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E IDEOLOGIAS: O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO COMO OBSTÁCULO À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Título
[en] HUMAN RIGHTS, EDUCATION AND IDEOLOGIES: THE SCHOOL WITHOUT PARTY MOVEMENT AS AN OBSTACLE TO HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY
Autor
[pt] ANDRE LUIZ PEREIRA SPINIELI
Autor
[pt] SOFIA COVAS RUSSI
Autor
[pt] IARA PINHEIRO ROCHA
Autor
[pt] VINICIUS ASSUMPCAO GARCIA
Vocabulário
[pt] IDEOLOGIA
Vocabulário
[pt] DIREITO A EDUCACAO
Vocabulário
[en] IDEOLOGY
Vocabulário
[en] RIGHT TO EDUCATION
Resumo
[pt] O movimento Escola Sem Partido decorre de profundas mudanças sociais e políticas que marcaram o país e impactaram diretamente os sentidos e práticas do campo educacional. Ao encampar o ideal de neutralidade política, ideológica e religiosa, apresenta-se como instrumento útil ao esvaziamento de pedagogias críticas e, consequentemente, da educação como direito humano. Nesse sentido, o artigo objetiva analisar o impacto dessa medida no uso da pedagogia histórico-crítica.
Resumo
[en] The School Without Party movement is the result of profound social and political changes that marked the country and directly impacted the senses and practices of the educational field. In embracing the ideal of political, ideological and religious neutrality, it presents itself as a useful tool for the emptying of critical pedagogies and, consequently, of education as a human right. In this sense, the article aims to analyze the impact of this measure on the use of historical-critical pedagogy.
Catalogação
2021-07-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53786@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53786@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.53786
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF