Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A BAUHAUS E A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA FIGURATIVA DO DESIGN

Título
[en] BAUHAUS AND THE FORMATION OF A FIGURATIVE CULTURE OF DESIGN

Autor
[pt] NATHALIA BARROS LEPSCH

Vocabulário
[pt] HISTORIA DO DESIGN

Vocabulário
[pt] DESIGN MODERNO

Vocabulário
[pt] CULTURA FIGURATIVA

Vocabulário
[pt] BAUHAUS

Vocabulário
[en] DESIGN HISTORY

Vocabulário
[en] MODERN DESIGN

Vocabulário
[en] FIGURATIVE CULTURE

Vocabulário
[en] BAUHAUS

Resumo
[pt] Esta dissertação propõe a análise da formação de uma cultura figurativa do Design a partir da experiência da Bauhaus. A escola surge, em 1919, imbuída de ideais expressionistas e obstinada em promover a união entre todas as artes. Porém, já em 1923, inicia-se um processo de ressignificação e adaptação dos métodos e pesquisas formais, tradicionalmente vinculadas à arte, a um pensamento técnico científico. Embora essa inflexão tenha atenuado a relevância da arte dentro da instituição – e dominado o pensamento subsequente acerca do design moderno –, a crença no potencial educativo da forma permaneceu forte graças à presença de grandes artistas-professores, como Paul Klee, Wassily Kandinsky, László Moholy-Nagy e Josef Albers. Ao retomar tal experiência, a pesquisa pretende resgatar a dimensão filosófica da cultura visual produzida pelo design, entendendo que a forma tem a capacidade de gerar reflexão e inovação.

Resumo
[en] Taking the Bauhaus experience as a starting point, this research analyses the formation of a figurative culture of Design. The school emerges in 1919, imbued with expressionist ideals and obstinate to promote the union between all arts. However, already in 1923, a process of revision and adaptation of methods and researches of form begins to shift from the art sphere to the technical-scientific one. Although this inflection has undermined the relevance of art within the institution – and influenced the subsequent thinking on modern design –, the belief in form as an educational instrument have remained relevant thanks to the presence of great artist-teachers, such as Josef Albers, Wassily Kandinsky, Paul Klee and László Moholy-Nagy. With special reference to the Bauhaus, this dissertation intends to recover the philosophical dimension of the visual culture produced by design, understanding that the form has the capacity to generate reflection ad innovation.

Orientador(es)
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
JOAO MASAO KAMITA

Banca
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
PALOMA CARVALHO SANTOS

Catalogação
2021-07-20

Apresentação
2021-06-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53782@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53782@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53782


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF