Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COMO O PENSAMENTO FREIRIANO PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO EDUCACIONAL QUILOMBOLA NA RESISTÊNCIA DE SUAS COMUNIDADES E CULTURAS

Título
[en] HOW FREIREAN THOUGHT CAN CONTRIBUTE TO THE PROCESS OF QUILOMBOLA EDUCATIONAL EMPOWERMENT IN THE RESISTANCE OF THEIR COMMUNITIES AND CULTURES

Autor
[pt] PALOMA DOTTORI DE SA BARRETO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO POPULAR

Vocabulário
[pt] SOBARA

Vocabulário
[pt] PAULO FREIRE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO QUILOMBOLA

Vocabulário
[en] POPULAR EDUCATION

Vocabulário
[en] SOBARA

Vocabulário
[en] PAULO FREIRE

Vocabulário
[en] QUILOMBOLA EDUCATION

Resumo
[pt] Neste artigo, o objetivo é apresentar a contribuição do pensamento de Paulo Freire, no sentido de problematizar em que medida a educação escolar dialoga com as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas e de que modo tais processos podem levar ao fortalecimento de seus territórios identitários. O artigo é embasado a partir de um estudo de caso na comunidade quilombola de Sobara.

Resumo
[en] In this article, the objective is to present the contribution of Paulo Freire s thought, in the sense of problematizing to what extent school education dialogues with the ethnic-cultural specificities of quilombola communities and how these processes can lead to the strengthening of their identity territories. The article is based on a case study in the quilombola community of Sobara.

Catalogação
2021-07-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53778@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53778@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.53778


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF