Título
[pt] COMO O PENSAMENTO FREIRIANO PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO EDUCACIONAL QUILOMBOLA NA RESISTÊNCIA DE SUAS COMUNIDADES E CULTURAS
Título
[en] HOW FREIREAN THOUGHT CAN CONTRIBUTE TO THE PROCESS OF QUILOMBOLA EDUCATIONAL EMPOWERMENT IN THE RESISTANCE OF THEIR COMMUNITIES AND CULTURES
Autor
[pt] PALOMA DOTTORI DE SA BARRETO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO POPULAR
Vocabulário
[pt] SOBARA
Vocabulário
[pt] PAULO FREIRE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO QUILOMBOLA
Vocabulário
[en] POPULAR EDUCATION
Vocabulário
[en] SOBARA
Vocabulário
[en] PAULO FREIRE
Vocabulário
[en] QUILOMBOLA EDUCATION
Resumo
[pt] Neste artigo, o objetivo é apresentar a contribuição do pensamento de Paulo Freire, no sentido de problematizar em que medida a educação escolar dialoga com as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas e de que modo tais processos podem levar ao fortalecimento de seus territórios identitários. O artigo é embasado a partir de um estudo de caso na comunidade quilombola de Sobara.
Resumo
[en] In this article, the objective is to present the contribution of Paulo Freire s thought, in the sense of problematizing to what extent school education dialogues with the ethnic-cultural specificities of quilombola communities and how these processes can lead to the strengthening of their identity territories. The article is based on a case study in the quilombola community of Sobara.
Catalogação
2021-07-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53778@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53778@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.53778
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF