Título
[pt] A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: AMOROSIDADE, AFETIVIDADE E DIÁLOGO COMO PRÁTICA ALFABETIZADORA
Título
[en] THE IMPORTANCE OF THE ACT OF READING: LOVELINESS, AFFECTIVITY AND DIALOG AS A LITERACY PRACTICE
Autor
[pt] TATIANE RODRIGUES SOUZA
Autor
[pt] ALDA SIQUEIRA LAGE DE OLIVEIRA
Autor
[pt] DEISILUCY DE ARAGãO FERNANDES SEQUEIRA
Vocabulário
[pt] PAULO FREIRE
Vocabulário
[pt] PERCEPCOES DOS DOCENTES
Vocabulário
[pt] PRATICA DE LIBERDADE
Vocabulário
[pt] CONCEPCAO DE ALFABETIZACAO
Vocabulário
[pt] BNCC
Vocabulário
[en] PAULO FREIRE
Vocabulário
[en] TEACHERS PERCEPTIONS
Vocabulário
[en] PRACTICE OF FREEDOM
Vocabulário
[en] CONCEPTION OF LITERACY
Vocabulário
[en] BNCC
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de alfabetização. Problematiza a proposta da Base Nacional Comum Curricular, sua concepção curricular e dialoga com o pensamento de Paulo Freire e com as reflexões de professores de duas diferentes redes de ensino municipais do Estado do Rio de Janeiro. Numa análise de conteúdo desse material, observamos que os docentes estão comprometidos com uma prática de liberdade.
Resumo
[en] This paper presents Paulo Freire s contribution to literacy policies. It approaches the National Common Core Curriculum proposal, its curricula design, dialogues with Paulo Freire s ideas and the reflections of teachers from the public school system of two different cities in the state of Rio de Janeiro. With a content analysis of the material, we were able to notice that the educators were committed to a practice of freedom.
Catalogação
2021-07-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53763@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53763@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DigRev.53763
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF