Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A FOTOGRAFIA
Título
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN MATHEMATICS AND PHOTOGRAPHY
Autor
[pt] RODRIGO JOSE ABREU DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] PHOTOGRAPHY
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Resumo
[pt] Este trabalho tem o objetivo de apresentar a matemática presente na fotografia e, para isso, usamos a tecnologia e a comunicação através da fotografia, que fazem parte do cotidiano dos alunos. Começamos com um levantamento histórico sobre a fotografia, desde o seu surgimento no mundo e no Brasil, passando pela primeira fotografia colorida e a evolução das câmeras fotográficas. Em seguida, são apresentados conceitos matemáticos presentes na fotografia, tais como frações, área e diâmetro do círculo, sequência de Fibonacci, proporção áurea, regra do terço, distância focal, ângulo e perspectiva. A proposta apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que ajudem no processo de ensino e aprendizagem. Para finalizar, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do projeto Carioca I e Carioca II de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O trabalho fica como sugestão para que possa acontecer um projeto escolar envolvendo a Etnomatemática, ou seja, uma análise das práticas matemáticas na fotografia em seus diferentes contextos culturais nas diferentes formas de conhecimento, que, de modo geral, é uma maneira que cada grupo ou indivíduo tem de operacionalizar a Matemática. Além disso, pode ser explorada a parte da Interdisciplinaridade, uma vez que, a fotografia pode envolver as disciplinas de História, Geografia, Física, Artes, Matemática, entre outras.
Resumo
[en] This work aims to present the mathematics present in photography and, for that, we use technology and communication through photography, which are part of the students daily lives. We started with a historical survey of photography, since its emergence in the world and in Brazil, going through the first color photography and the evolution of cameras. Then, mathematical concepts present in the photograph are presented, such as fractions, area and diameter of the circle, Fibonacci sequence, golden ratio, rule of third, focal length, angle and perspec-tive. The presented proposal defends the use of technology in favor of the devel-opment of pedagogical proposals that help in the teaching and learning process. Finally, a field research was carried out with students from the Carioca I and Carioca II project at a school in the municipal education system in Rio de Janeiro. The work is a suggestion for a school project involving Ethnomathematics to take place, that is, an analysis of mathematical practices in photography in their different cultural contexts in different forms of knowledge, which, in general, is a way that each group or individual has to operationalize mathematics. In addition, the Interdisciplinarity part can be explored, since photography can involve the disciplines of History, Geography, Physics, Arts, Mathematics, among others.
Orientador(es)
MARCOS CRAIZER
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA
Catalogação
2021-07-15
Apresentação
2021-03-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53718@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53718@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53718
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF