Título
[pt] O DISCURSO DO ALUNO DE PSICOLOGIA CARACTERISTICASE USOS - O CASO DA TROCA DE TURNOS
Título
[en] THE DISCOURSE OF THE STUDENT OF PSYCHOLOGY CHARACTERISTICS AND USES - THE CASE OF THE CHANGE OF
Autor
[pt] MARIGIA ANA DE MOURA VIANA
Vocabulário
[pt] ANALISE DO DISCURSO
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA
Vocabulário
[en] DISCOURSE ANALYSIS
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] LINGUISTICS
Resumo
[pt] Este trabalho faz parte do NELC (Núcleo de Estudos da
Linguagem e Cognição), da UNICAP, e visa a analisar o
discurso do aluno estagiário de Psicologia, em particular
como ocorrem as mudanças de turno, à medida que o aluno
passa da situação de dominado, dentro do contexto de
sala de aula, para uma situação de dominante, quando ele
atende na clínica da própria universidade. Em ambas as
situações, ocorre uma relação assimétrica (um
participante
tem mais poder do que o outro). Os turnos são vistos como
o
uso ou não da palavra por um dos falantes,além de ser
condição básica para que haja uma conversação. Foram
analisados três aspectos da mudança de turnos: as
concessões - o falante concede a palavra ao seu
interlocutor; as sobreposições - mais de uma pessoa fala
ao
mesmo tempo - e os arrebatamentos - há uma tomada brusca
do
turno. O objetivo deste trabalho, portanto, é investigar,
a partir das mudanças de turno, em que momento o discurso
apresenta características dominantes e em que ocasiões
essas mudanças ocorrem, uma vez que aquele que exerce o
poder determina quem pode ou deve falar, o que e em que
momento. Para isso, foram utilizados dados coletados nas
gravações em sala de aula e na clínica-escola,num total
de
nove turmas do curso de Psicologia (do 3º ao 11º período).
Para a análise dos turnos, foi utilizado o modelo de
transcrição de dados proposto por Marcuschi (1988). A
análise dos períodos que vão do 3º ao 10º, referente à
sala
de aula, indicou que, durante todo o tempo em que o aluno
se encontra na posição de dominado, tanto o controle dos
turnos quanto o tipo de tópico abordado, assim como o
maior
tempo do total da aula, ficam em poder do professor, além
de quase não haver interação entre os alunos nos assuntos
discutidos em sala. A partir do momento em que o aluno se
encontra no ambiente da clínica-escola (11ºperíodo), a
relação de poder muda, passando ele a ter o controle na
interação, e, apesar de falar pouco, é o estagiário quem
inicia e termina cada atendimento, caracterizando, assim,
o
poder.
Resumo
[en] This paper originates in NELC (Nucleus for Language and
Cognition Studies), at UNICAP, and aims to analyze the
discourse of the trainee Psychology student, in particular
when changes of study venue occur, to the extent that the
student goes from being in a dominated situation,
within the context of the classroom, to a situation of
exercising domination,when rendering services in the
university clinic. In both situations, an assymetrical
relationship occurs (one participant has more power than
the other). The study venues are seen as the use or not of
the word by one of the speakers, besides this being the
basic condition for there to be a conversation. Three
aspects of the change of study venue were analyzed:
the concessions - the speaker concedes the word to the
interlocutor; the superpositions - more than one person
speaks at the same time - and the flashes of temper - there
is a brusque taking over of the study venue.
The objective of this paper, therefore, is to investigate,
based on the changes of study venue, at what moment the
discourse shows dominating characteristics and on what
occasions these changes take place, since the person who
exercises power determines who can or should say, what
and at what moment. Data were collected for this on
recordings made in the classroom and in the school-clinic,
in a total of nine Psychology course groups (from the 3rd
to 11th period). The data transcription model used for
the analysis of the study venues was that set out by
Marcuschi (1988). The analysis of the study periods running
from the 3rd to 10th, referring to the classroom, indicated
that, during the whole time that the student is in
the dominated position, whether under the control of the
venues or the type of topic dealt with, as well as for the
greater part of the time in the classroom, they remain in
the power of the teacher. In addition, there is
almost no interaction between the students on the subjects
discussed in class. From the moment that students are in
the environment of the schoolclinic (11th period), the
power relationship changes, as they start to control
the interaction, and, despite not speaking much, it is the
trainee who begins and ends each consultation, thus
characterizing power.
Catalogação
2004-08-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5371@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5371@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF