Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O NÓ DA REDE: PERCEPÇÕES DOS AGENTES FORMULADORES E IMPLEMENTADORES SOBRE A POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO DA/NA ALFABETIZAÇÃO

Título
[en] THE NETWORK NODE: PERCEPTIONS OF THE FORMULATING AND IMPLEMENTING AGENTS ON THE FLOW CORRECTION POLICY OF/IN LITERACY

Autor
[pt] ALDA SIQUEIRA LAGE DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] ALFABETIZACAO

Vocabulário
[pt] POLITICAS DE CORRECAO DE FLUXO

Vocabulário
[pt] BUROCRACIA DE NIVEL DE RUA

Vocabulário
[pt] ACELERACAO DA APRENDIZAGEM

Vocabulário
[en] THE LEARNING OF READING AND WRITING

Vocabulário
[en] FLOW CORRECTION POLICIES

Vocabulário
[en] STREET-LEVEL BUREAUCRACY

Vocabulário
[en] ACCELERATED LEARNING

Resumo
[pt] O estudo O nó da rede: percepções dos agentes formuladores e implementadores sobre a política de correção de fluxo da/na alfabetização busca compreender as percepções que os agentes implementadores de nível da rua e de médio escalão possuem sobre as políticas de correção de fluxo e, principalmente, sobre o Projeto Carioquinha, implementado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no ano de 2019. Como referencial teórico este trabalho apoia-se nos estudos da burocracia de nível da rua, inaugurados por Lipsky. Numa perspectiva interdisciplinar, aproxima-se da Sociologia da Educação, olhando para os efeitos do fracasso escolar e da desigualdade educacional. A investigação, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, se concentra na análise dos documentos pertinentes à política. Em seguida, examinou-se as bases de dados do Censo Escolar das escolas selecionadas. Finalmente, foram coletadas as percepções dos professores, coordenadores e gestores vinculados ao Projeto Carioquinha das escolas analisadas através de entrevistas semiestruturadas. Estas entrevistas foram realizadas no ambiente virtual em decorrência do distanciamento social imposto pela pandemia. A pesquisa confirma resultados anteriores de outros estudos da influência de variáveis como cor, origem social, participação familiar sobre o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, em 2020, o acesso ao aparato tecnológico e a tecnologia despontam como fatores limitantes e desafiantes ao trabalho com os alunos matriculados no Projeto Carioquinha. Discute-se ainda a percepção dos agentes implementadores sobre suas expectativas na recuperação e/ou alfabetização dos estudantes do 3º. ano do Ensino fundamental dos Anos Iniciais inscritos no Programa de Correção de fluxo bem como suas potencialidades.

Resumo
[en] The network node: perceptions of the formulating and implementing agents on the flow correction policy of/in literacy study seeks to understand the perceptions that street-level and middle-level implementing agents have on the flow correction policies and, mainly, about the Carioquinha Program, implemented by the Municipal Education Secretary of Rio de Janeiro in 2019. As a theoretical reference, this work is based on the studies of street-level bureaucracy, inaugurated by Michael Lipsky (1980). In an interdisciplinary perspective, it approaches the Sociology of Education, looking at the effects of school failure and educational inequality. The investigation, using a qualitative approach, concentrates on the analysis of the relevant policy documents. Next, the databases of the School Census of the selected schools were examined. Finally, the perceptions of the teachers, coordinators and managers linked to the Carioquinha Program were collected from the analyzed schools using semi-structured interviews. These interviews were conducted virtually due to the social distancing imposed by the pandemic. The research confirms previous results by other studies of the influence of variables such as color, social origin and family participation on the teaching and learning process. Furthermore, in 2020, access to the technological apparatus and the technology emerged as limiting and challenging factors in the work with students registered in the Carioquinha Program. It also discusses the perception of the implementing agents about their expectations in the recovery and/or literacy of the students from the 3rd year of the Elementary Education in the Early Years enrolled in the Flow Correction Program, as well as its potential.

Orientador(es)
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Orientador(es)
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA

Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Banca
ALEXANDRA COELHO PENA

Catalogação
2021-07-13

Apresentação
2021-02-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53678@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53678@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53678


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF