Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DIALOGUES BETWEEN MATHEMATICS STORIES AND EXPERIMENTAL PRACTICES IN ELEMENTARY SCHOOL

Título
[pt] DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIAS DA MATEMÁTICA E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA ESCOLA BÁSICA

Autor
[pt] ANDERSON DE OLIVEIRA MELO SILVA

Vocabulário
[pt] HISTORIA DA MATEMATICA

Vocabulário
[pt] EQUACAO DO SEGUNDO GRAU

Vocabulário
[pt] TEOREMA DE PITAGORAS

Vocabulário
[pt] TEOREMA DE TALES

Vocabulário
[pt] ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Vocabulário
[en] HISTORY OF MATHEMATICS

Vocabulário
[en] 2ND DEGREE EQUATION

Vocabulário
[en] PYTHAGOREAN THEOREM

Vocabulário
[en] TALES THEOREM

Vocabulário
[en] EXPERIMENTAL ACTIVITIES

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é propor atividades experimentais, fundamentadas na História da Matemática, que problematizem o conteúdo ensinado no 9º ano do ensino fundamental da escola básica, com base nos seus processos históricos de produção provocando o diálogo entre duas abordagens que fundamentam o presente estudo: a história da matemática e o ensino por atividades experimentais. Acreditamos que esse diálogo possibilita o alcance de objetivos específicos importantes: humanização da matemática possibilitando que alunos deste ano de escolaridade compreendam a matemática como produto da necessidade humana e significação da matemática promovendo o aprendizado através do desenvolvimento de atividades práticas que tragam sentido e motivação à aprendizagem de novos saberes. Três conteúdos tradicionais que constam no currículo deste segmento são apesentados com base na conjugação simultânea destas abordagens: o teorema de Tales, o teorema de Pitágoras e a equação do segundo grau. Para cada um deles, apresentamos uma abordagem histórica, levantamos reflexões importantes sobre construções e autorias e sugerimos atividades fundamentadas no diálogo entre história e prática como propostas a serem desenvolvidas juntos aos alunos.

Resumo
[en] The objective of this work is to propose experimental activities, based on the History of Mathematics, that problematize the content taught in the 9th grade of elementary school, based on their historical production processes, provoking a dialogue between two approaches that underlie the present study: the history of mathematics and teaching by experimental activities. We believe that this dialogue enables the achievement of important specific objectives: humanization of mathematics enabling students of this school year to understand mathematics as a product of human need and meaning of mathematics promoting learning through the development of practical activities that bring meaning and motivation to learn new knowledge. Three traditional contents that appear in the curriculum of this segment are presented based on the simultaneous combination of these approaches: the Tales theorem, the Pythagorean theorem and the 2nd degree equation. For each of them, we present a historical approach, raise important reflections on constructions and authorship and suggest activities based on the dialogue between history and practice as proposals to be developed together with the students.

Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
TATIANA FERNANDES SODERO

Banca
DIEGO MATOS PINTO

Catalogação
2021-07-13

Apresentação
2021-05-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53661@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53661@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53661


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF