Título
[pt] PROJETO DE SLAT PARA AEROFÓLIO DE ALTA SUSTENTAÇÃO OPERANDO EM BAIXOS NÚMEROS DE REYNOLDS
Título
[en] SLAT DESIGN FOR A HIGH LIFT AIRFOIL IN LOW REYNOLDS NUMBER
Autor
[pt] MATHEUS MONNERAT DA SILVA LIMA
Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO
Vocabulário
[pt] BAIXO NUMERO DE REYNOLDS
Vocabulário
[pt] DISPOSITIVO HIPERSUSTENTADOR
Vocabulário
[pt] AUMENTO DE SUSTENTACAO
Vocabulário
[pt] BOLHA DE SEPARACAO LAMINAR
Vocabulário
[pt] VEICULO AEREO NAO TRIPULADO
Vocabulário
[en] OPTIMIZATION
Vocabulário
[en] LOW REYNOLDS NUMBER
Vocabulário
[en] INCREASE IN SUPPORT
Vocabulário
[en] LAMINAR SEPARATION BUBBLE
Vocabulário
[en] UNMANNED AERIAL VEHICLE
Resumo
[pt] O presente trabalho consiste no estudo da melhoria de performance de uma aeronave
para a competição de Aerodesign por meio do uso de dispositivos hipersustentadores.
De acordo com o regulamento da competição de 2019 [3], o projeto
da aeronave deve priorizar veículos com baixa velocidade de estol, pouca área de
asa e elevada sustentação. No Aerodesign, as aeronaves voam em baixas velocidades
e possuem dimensões pequenas quando comparadas às aeronaves comerciais.
Assim, elas operam em baixos números de Reynolds, o que é um complicador para
o projeto. Nesse regime, há predominância de escoamento laminar sobre a superfície
dos aerofólios, facilitando, assim, a separação da camada limite em regiões
mais próximas do bordo de ataque. Esse efeito está fortemente associado à perda de
sustentação e ao aumento do arrasto dessas aeronaves. A separação mais próxima
do bordo de ataque dificulta o uso de flapes. Por isso, optou-se pelo estudo do slat,
pois esse dispositivo causa uma reenergização do escoamento em regiões próximas
do bordo de ataque, evitando o descolamento. Para este estudo, utilizou-se uma
ferramenta numérica (MSES) para a simulação do conjunto slat-asa e um código
em MATLAB para otimizar o projeto do conjunto. Para a otimização, utilizou-se
um algoritmo genético. Com isso, obtiveram-se aumentos de até 38 por cento no CL sem
ganhos significativos no CD. Assim, foi possível projetar uma aeronave com menor
área de asa e que carrega uma carga 12.3 por cento maior com uma velocidade 6.4 por cento menor.
Portanto, para o regulamento da competição de 2019, o uso do slat permitiu
um acréscimo de 14 por cento na pontuação de voo do campeonato. Nos próximos anos,
espera-se um grande avanço na performance dos VANTs, cujo aspecto aerodinâmico
ainda não foi muito explorado. Portanto, espera-se que o presente trabalho
contribua para o desenvolvimento de projetos de VANTs.
Resumo
[en] The present work consists in the study of the performance improvement of an
aircraft for the Aerodesign competition through the use of high-lift devices. According
to the 2019 competition regulation [3], the aircraft design should prioritize
vehicles with low stall speed, small wing area and high lift. In Aerodesign, aircraft
fly at low speeds and have small dimensions when compared to commercial ones.
Thus, they operate at low Reynolds numbers, which is a complicating factor for the
project. In this condition, there is a predominance of laminar flow over the surface
of the airfoils, thus facilitating the separation of the boundary layer in regions closer
to the leading edge. This effect is strongly associated with the loss of lift and the
increase in drag of these aircraft. The flow separation closer to the leading edge
complicates the use of flaps. Therefore, the study the slat was chosen because this
device causes a re-energization of the flow in regions closer to the leading edge, preventing
detachment. This study used a numerical tool (MSES) for the simulation of
the slat-wing group and a code in MATLAB to optimize its design. A genetic algorithm
was used for the optimization. Thus, increases of up to 38 per cent were obtained
in the CL without significant gains in the CD. Thus, it was possible to design an
aircraft with a smaller wing area and carrying a 12.3 per cente greater payload with a 6.4 per cent
lower speed. Therefore, for this competition regulation, the use of the slat increased
14 per cent in the championship flight score. In the following years, it is expected a
great advance in the performance of UAVs, which aerodynamic aspect has not been
much explored. Therefore, it is expected that the present work contributes to the
development of UAV projects.
Orientador(es)
IGOR BRAGA DE PAULA
Catalogação
2021-07-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53615@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53615@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53615
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