Título
[en] DOES THE BEDROOM MUST HAVE A THEME?: FOR A PEDAGOGY OF CONSUMPTION IN AND OF PREGNANCY
Título
[pt] QUARTO TEM QUE TER TEMA?: POR UMA PEDAGOGIA DO CONSUMO NA E DA GRAVIDEZ
Autor
[pt] BIANCA LEITE DRAMALI
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[pt] QUARTO DE BEBE
Vocabulário
[pt] REPRESENTACOES DA GESTACAO
Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA DO CONSUMO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DA SUBJETIVIDADE
Vocabulário
[pt] GRAVIDEZ-OSTENTACAO
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Vocabulário
[en] BABY S ROOM
Vocabulário
[en] REPRESENTATIONS OF PREGNANCY
Vocabulário
[en] CONSUMPTION PEDAGOGY
Vocabulário
[en] FORMATION OF SUBJECTIVITY
Vocabulário
[en] SHOWN OFF PREGNANCY
Resumo
[pt] A pesquisa em questão tem como tema o consumo na (e da) gravidez. O objetivo é buscar compreender como a pedagogia da gravidez é atravessada pela formação da subjetividade do indivíduo contemporâneo, que prescreve uma miríade sem fim de objetos, modos de ser e fazer, a partir de uma performance esperada socialmente. Aqui são mapeadas e analisadas as práticas, rituais, objetos e representações de consumo relativos à gravidez, que por vezes parecem imperativas para que se performe como uma boa gestante. A pesquisa de campo teve como métodos centrais a realização de entrevistas com grávidas durante visita aos quartos do bebê – ambos ainda sendo gerados e construídos. E contou também com etnografia flutuante em feiras de bebês e gestantes. Durante a realização do campo de pesquisa, fica evidente a centralidade do quarto do bebê como espaço dedicado a este filho imaginado, mediado por imagens de ultrassom e outros objetos que o antecedem e encenam sua vida, mesmo antes de estrear no mundo fora do útero.
Resumo
[en] The research in question has as its theme consumption in (and) pregnancy. The objective is to seek to understand how the pedagogy of pregnancy is crossed by the formation of the subjectivity of the contemporary individual, who prescribes an endless myriad of objects, ways of being and doing, based on a socially expected performance. Here, practices, rituals, objects and representations of consumption related to pregnancy are mapped and analyzed, which at times seem imperative in order to perform as a good pregnant woman. The field research had as central methods the realization of interviews with pregnant women during a visit to the baby s rooms - both still being generated and built. And it also had fluctuating ethnography at fairs for babies and pregnant women. During the realization of the research field, the centrality of the baby s room becomes evident as a space dedicated to this imagined child, mediated by ultrasound images and other objects that precede and stage his life, even before debuting in the world outside the womb.
Orientador(es)
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
Banca
MARIA ALICE DE FARIA NOGUEIRA
Banca
BRUNA SANTANA AUCAR
Banca
ALEXANDRE AUGUSTO FREIRE CARAUTA
Banca
ROSAMARIA LUIZA DE MELO ROCHA
Catalogação
2021-07-05
Apresentação
2021-05-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53543@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53543@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53543
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF