Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MATEMÁTICA, TECNOLOGIA E ARTE: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ISOMETRIAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Título
[en] MATHEMATICS, TECHNOLOGY AND ART: A PROPOSAL FOR TEACHING ISOMETRIES FOR BASIC EDUCATION

Autor
[pt] ANDREA CARDOSO CANELLA

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL

Vocabulário
[pt] ENSINO POR ATIVIDADES

Vocabulário
[pt] ARTE-MATEMATICA

Vocabulário
[pt] ISOMETRIAS

Vocabulário
[en] DIGITAL TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] TEACHING BY ACTIVITIES

Vocabulário
[en] MATHEMATICAL ART

Vocabulário
[en] ISOMETRIES

Resumo
[pt] Este trabalho traz uma proposta de ensino de transformações geométricas, mais especificamente, isometrias de translação, de rotação e de reflexão. Começamos tecendo considerações sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula e sobre as possibilidades de explorar a arte como ferramenta de enriquecimento dos processos de ensino e de aprendizagem matemáticos. Passamos pelos aspectos teóricos das isometrias no plano e, em seguida, explicamos a atividade na qual baseia-se o presente estudo, realizada com 101 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular do Rio de Janeiro, RJ. Apresentamos, ainda, o feedback de parte dos(as) alunos(as) participantes, nossas impressões sobre esse feedback e a descrição detalhada das etapas da atividade, que pode ser aplicada tanto em turmas de Fundamental II quanto de Ensino Médio.

Resumo
[en] This work presents a proposal for teaching geometric transformations, more specifically, translation, rotation and reflection isometries. We start by considering the use of digital technologies in the classroom, and the possibilities of exploring art as a tool to enhance mathematical teaching and learning processes. Next, we describe the theoretical aspects of isometries in the plane, and then explain the activity on which the present study was based. The activity was carried out with 101 1st grade high school students in a private school in Rio de Janeiro, RJ. We also present the feedback from part of the participating students, our impressions of this feedback, and the detailed description of the stages of the activity, which can be applied both in elementary and high school classes.

Orientador(es)
TATIANA FERNANDES SODERO

Banca
RENATA MARTINS DA ROSA

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
TATIANA FERNANDES SODERO

Banca
PAULO ANTONIO LIBONI FILHO

Catalogação
2021-06-22

Apresentação
2021-04-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53373@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53373@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53373


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF