Título
[en] USES OF THE VOICE IN BRAZILIAN POETRY: INCURSIONS INTO THE SUBCENA PROJECT
Título
[pt] USOS DA VOZ NA POESIA BRASILEIRA: INCURSÕES NO PROJETO SUBCENA
Autor
[pt] THADEU RABELO CECILIO DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] PERFORMANCE
Vocabulário
[pt] POESIA EXPERIMENTAL
Vocabulário
[pt] SOM
Vocabulário
[pt] POESIA BRASILEIRA CONTEMPORANEA
Vocabulário
[pt] VOZ
Vocabulário
[pt] CIDADE
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[pt] RUIDO
Vocabulário
[en] PERFORMANCE
Vocabulário
[en] EXPERIMENTAL POETRY
Vocabulário
[en] AUDIO
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY BRAZILIAN POETRY
Vocabulário
[en] VOICE
Vocabulário
[en] CITY
Vocabulário
[en] BODY
Vocabulário
[en] NOISE
Resumo
[pt] Este trabalho analisa a evidência da voz na poesia (seus usos e sua expressão) através de um conjunto de apresentações realizadas pela Subcena, um evento mensal de poesia e performance, ativo por dois anos consecutivos (2017-2019) e sediado no estúdio Audio Rebel, Rio de Janeiro. Essas performances estavam principalmente voltadas para experimentações sonoras, emissões de uma poesia vibracional, em que a construção do poema se faz junto à percepção do entorno. As situações evidenciaram o ato de poesia como uma leitura/invenção de si, em que corpo, voz, som e cidade estão inseridos no sentido do poema e passam a se reconfigurar em torno dele. É a partir de dinâmicas ficcionais operantes que a voz toma para si a estrutura do texto e, ao mesmo tempo, oferece sua sonoridade natural e/ou artificializada. Nesse jogo entre cena e encontro, o poema é uma comunhão que, presente de corpo a corpo, torna-se acionamento de um fluxo criativo decorrente do convívio.
Resumo
[en] This dissertation analyzes the evidence of the voice in Brazilian poetry (uses and expressions) through a set of presentations made by Subcena, a monthly event of poetry and performance, active for two consecutive years (2017-2019) and hosted at Audio Rebel studio, Rio de Janeiro. These performances were mainly aimed at sound experimentation, emissions of vibrational poetry, in which the construction of the poem is done together with the perception of the environment. The situations evidenced the act of poetry as a reading/invention of the self, in which body, voice, sound, and city are inserted in the sense of the poem and reconfigure themselves around it. The voice based on fictional dynamics takes upon itself the structure of the text and, at the same time, offers its natural and/or artificialized sound. In this game between scene and meeting, the poem is a communion that, present from body to body, becomes the activation of a creative flow resulting from coexistence.
Orientador(es)
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
GUSTAVO SILVEIRA RIBEIRO
Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS
Catalogação
2021-06-15
Apresentação
2021-04-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53260@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53260@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53260
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF