Título
[pt] MADE IN AMERICA: O TIGRE E O DRAGÃO NA MEDIDA HOLLYWOODIANA
Autor
[pt] GIULIANA DE QUEIROS MATTOSO MOCELIN
Vocabulário
[pt] CULTURA
Vocabulário
[pt] O TIGRE E O DRAGAO
Vocabulário
[pt] ESTERIOTIPOS
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[pt] CHINA
Resumo
[pt] Este artigo investiga como o filme O Tigre e o Dragão (2000) promove uma imagem da China criada a partir de estereótipos. Baseando-se na filmografia chinesa existente, será possível destacar como o filme de Ang Lee é capaz de dialogar fortemente com o público norte-americano, em detrimento do chinês. Apesar da beleza do filme, que mereceu o Oscar de melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor trilha sonora, são observados diferentes elementos que apontam para estigmas (GOFFMAN) sobre a cultura asiática enraizados nos Estados Unidos e perpetuados em uma narrativa que apela para pautas ocidentais. Questões pertinentes a estereótipo, racismo e etnocentrismo estão presentes no cinema hollywoodiano até os dias atuais, quando há uma preocupação com uma produção mais tolerante e respeitosa. Discutirei a imagem do Ocidente sobre a China e como ela pode ser perpetuada e explorada para fins lucrativos.
Catalogação
2021-06-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53118@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.53118
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