Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MADE IN AMERICA: O TIGRE E O DRAGÃO NA MEDIDA HOLLYWOODIANA

Autor
[pt] GIULIANA DE QUEIROS MATTOSO MOCELIN

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] O TIGRE E O DRAGAO

Vocabulário
[pt] ESTERIOTIPOS

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] CHINA

Resumo
[pt] Este artigo investiga como o filme O Tigre e o Dragão (2000) promove uma imagem da China criada a partir de estereótipos. Baseando-se na filmografia chinesa existente, será possível destacar como o filme de Ang Lee é capaz de dialogar fortemente com o público norte-americano, em detrimento do chinês. Apesar da beleza do filme, que mereceu o Oscar de melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor trilha sonora, são observados diferentes elementos que apontam para estigmas (GOFFMAN) sobre a cultura asiática enraizados nos Estados Unidos e perpetuados em uma narrativa que apela para pautas ocidentais. Questões pertinentes a estereótipo, racismo e etnocentrismo estão presentes no cinema hollywoodiano até os dias atuais, quando há uma preocupação com uma produção mais tolerante e respeitosa. Discutirei a imagem do Ocidente sobre a China e como ela pode ser perpetuada e explorada para fins lucrativos.

Catalogação
2021-06-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53118@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.53118


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF