Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CONVERSATIONAL INTERFACES: THE EXPERIENCE IN THE USE OF VOICE INTERACTIONS

Título
[pt] INTERFACES CONVERSACIONAIS: A EXPERIÊNCIA NO USO DA VOZ EM INTERAÇÕES

Autor
[pt] LUCAS JOSE DA SILVA SANTOS

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO USUARIO

Vocabulário
[pt] ASSISTENTE VIRTUAL INTELIGENTE

Vocabulário
[pt] INTERACAO SONORA

Vocabulário
[pt] INTERFACE CONVERSACIONAL

Vocabulário
[pt] TEORIA DA CONVERSACAO

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO MAQUINA

Vocabulário
[pt] INTERFACE DE VOZ

Vocabulário
[en] USER EXPERIENCE

Vocabulário
[en] INTELLIGENT VIRTUAL ASSISTANT

Vocabulário
[en] SOUND INTERACTION

Vocabulário
[en] CONVERSATIONAL INTERFACE

Vocabulário
[en] CONVERSATION THEORY

Vocabulário
[en] HUMAN-MACHINE INTERACTION

Vocabulário
[en] VOICE USER INTERFACE

Resumo
[pt] O presente estudo parte da premissa de que novas formas de se comunicar surgem ao longo dos anos, inclusive na relação entre o humano e a máquina, onde, atualmente, a fala é o veículo comunicacional predominante. E nesse diálogo há uma busca para a adequação da máquina à nossa forma de comunicação e uma constante necessidade de adequação dos seres humanos à forma de comunicação da máquina. Essa investigação visa elucidar se sistemas baseados em interfaces de voz compõe o modelo de interação fundado no que se define como conversa, sendo amparados pelas áreas da ergonomia e usabilidade e por fundamentos provenientes da teoria da conversação. Este trabalho encontra-se estruturado em quatro seções: a primeira equivale a fundamentação teórica; a segunda seção abrange o levantamento de dados através de entrevistas com usuários de interfaces conversacionais; a terceira seção constitui-se na análise de conteúdo das entrevistas; e por fim, a quarta seção envolve as considerações em torno das experiências no uso de interfaces conversacionais atuais.

Resumo
[en] The present study starts from the premise that new ways of communication are emerging throughout the years, including the relationship between human and machine, which nowadays, speech is the predominant communicational vehicle. And in this dialogue, there is a search for the adaptation of the machine to our form of communication and a constant need to human s adaptation to the machine s form of communication. This investigation attempts to clarify if systems based on voice interfaces are in fact composed by a model of interaction that is defined as conversation, and if they are actually being supported by the areas of ergonomics, usability, and also by the basics fundaments of conversation theory. This work finds itself structured in four sections: the first one corresponds to the theoretical foundations; the second section embraces data collection, which gathered several interviews with the users of conversational interfaces; the third section is established on the content analysis of the previous interviews; lastly, the fourth section concerns the final considerations of the current experience of conversational interfaces.

Orientador(es)
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA

Banca
MARCELO FERNANDES PEREIRA

Banca
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA

Banca
BARBARA EMANUEL

Catalogação
2021-05-31

Apresentação
2020-09-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53033@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53033@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53033


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