Título
[en] CONVERSATIONAL INTERFACES: THE EXPERIENCE IN THE USE OF VOICE INTERACTIONS
Título
[pt] INTERFACES CONVERSACIONAIS: A EXPERIÊNCIA NO USO DA VOZ EM INTERAÇÕES
Autor
[pt] LUCAS JOSE DA SILVA SANTOS
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO USUARIO
Vocabulário
[pt] ASSISTENTE VIRTUAL INTELIGENTE
Vocabulário
[pt] INTERACAO SONORA
Vocabulário
[pt] INTERFACE CONVERSACIONAL
Vocabulário
[pt] TEORIA DA CONVERSACAO
Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO MAQUINA
Vocabulário
[pt] INTERFACE DE VOZ
Vocabulário
[en] USER EXPERIENCE
Vocabulário
[en] INTELLIGENT VIRTUAL ASSISTANT
Vocabulário
[en] SOUND INTERACTION
Vocabulário
[en] CONVERSATIONAL INTERFACE
Vocabulário
[en] CONVERSATION THEORY
Vocabulário
[en] HUMAN-MACHINE INTERACTION
Vocabulário
[en] VOICE USER INTERFACE
Resumo
[pt] O presente estudo parte da premissa de que novas formas de se comunicar surgem ao longo dos anos, inclusive na relação entre o humano e a máquina, onde, atualmente, a fala é o veículo comunicacional
predominante. E nesse diálogo há uma busca para a adequação da máquina à nossa forma de comunicação e uma constante necessidade de adequação dos seres humanos à forma de comunicação da máquina. Essa
investigação visa elucidar se sistemas baseados em interfaces de voz compõe o modelo de interação fundado no que se define como conversa, sendo amparados pelas áreas da ergonomia e usabilidade e por
fundamentos provenientes da teoria da conversação. Este trabalho encontra-se estruturado em quatro seções: a primeira equivale a fundamentação teórica; a segunda seção abrange o levantamento de
dados através de entrevistas com usuários de interfaces conversacionais; a terceira seção constitui-se na análise de conteúdo das entrevistas; e por fim, a quarta seção envolve as considerações em torno das experiências no uso de interfaces conversacionais atuais.
Resumo
[en] The present study starts from the premise that new ways of communication are emerging throughout the years, including the relationship between human and machine, which nowadays, speech is the
predominant communicational vehicle. And in this dialogue, there is a search for the adaptation of the machine to our form of communication and a constant need to human s adaptation to the machine s form of communication. This investigation attempts to clarify if systems based on voice interfaces are in fact composed by a model of interaction that is defined as conversation, and if they are actually being supported by the areas of ergonomics, usability, and also by the basics fundaments of conversation theory. This work finds itself structured in four sections: the first one corresponds to the theoretical foundations; the second section embraces data collection, which gathered several interviews with the users
of conversational interfaces; the third section is established on the content analysis of the previous interviews; lastly, the fourth section concerns the final considerations of the current experience of conversational interfaces.
Orientador(es)
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA
Banca
MARCELO FERNANDES PEREIRA
Banca
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA
Banca
BARBARA EMANUEL
Catalogação
2021-05-31
Apresentação
2020-09-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53033@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53033@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53033
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