Título
[pt] O BRINCAR COMO DISPOSITIVO CLÍNICO: INTERVENÇÕES COM FAMÍLIAS
Título
[en] PLAYING AS A CLINICAL DEVICE: INTERVENTIONS WITH FAMILIES
Autor
[pt] NICOLE XAVIER MEIRELES
Vocabulário
[pt] PSICANALISE
Vocabulário
[pt] INFANTIL
Vocabulário
[pt] BRINCAR
Vocabulário
[pt] CONSTITUICAO SUBJETIVA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA
Vocabulário
[en] PSYCHOANALYSIS
Vocabulário
[en] INFANTILE
Vocabulário
[en] PLAY
Vocabulário
[en] SUBJECTIVE CONSTITUTION
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGY
Resumo
[pt] O brincar se apresenta como parte fundamental do processo psíquico de construção da subjetividade, e assim, as primeiras trocas do bebê com a mãe ou adulto cuidador/a funcionam como as bases relacionais fundadoras do nosso psiquismo. Desse modo, a presente pesquisa se propõe apresentar o brincar como estruturante para o processo de constituição subjetiva a partir da intersubjetividade, se debruçando nas primeiras relações do bebê, no processo de integração egóica, na dificuldade de brincar do adulto e no setting terapêutico como ambiente facilitador. Para atingir esse objetivo o texto desenvolve a noção de continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação, utilizando ilustrações clínicas para discutir como o brincar se apresenta no espaço terapêutico. A importância da presença da família no tratamento psicoterapêutico é ressaltada assim como uma possibilidade de criação de um vínculo terapêutico que possibilite a co-construção de uma nova história.
Resumo
[en] Playing is presented as a fundamental part of the psychic process of building subjectivity, and thus, the baby s first exchanges with the mother or adult caregiver function as the relational founding foundations of our psyche. In this way, the present research proposes to present the playing as structuring for the subjective constitution process from the intersubjectivity, focusing on the baby s first relations, in the egoic integration process, in the difficulty of playing with the adult and in the therapeutic setting as an environment facilitator. To achieve this goal, the text develops the notion of continuity and discontinuity in the subjectivation process, using clinical illustrations to discuss how playing presents itself in the therapeutic space. The importance of the presence of the family in psychotherapeutic treatment is highlighted, as well as the possibility of building a therapeutic bond that allows the co-construction of a new history.
Orientador(es)
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG
Banca
REBECA NONATO MACHADO
Banca
RENATA MACHADO DE MELLO
Banca
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG
Catalogação
2021-05-20
Apresentação
2020-07-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52809@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52809@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52809
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF