Título
[pt] REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TRÊS CONTEXTOS DE ENSINO
Título
[en] THOUGHTS ON THE EVALUATION OF PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE IN THREE DIFFERENT TEACHING CONTEXTS
Autor
[pt] CAMILA ALVARES PASQUETTI
Vocabulário
[pt] AVALIACAO
Vocabulário
[pt] PORTUGUES COMO LINGUA DE ACOLHIMENTO
Vocabulário
[pt] PORTUGUES COMO LINGUA ESTRANGEIRA
Vocabulário
[en] EVALUATION
Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A HOST LANGUAGE
Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE
Resumo
[pt] Este artigo reflete sobre o uso de métodos de avaliação no ensino de português como
língua estrangeira (PL2). Tais reflexões partem da contextualização do ensino de PLE no Brasil,
da revisão bibliográfica sobre métodos de avaliação na área e do relato de três experiências
pessoais ocorridas na cidade de Florianópolis. O estudo descreve como diferentes métodos de
avaliação são utilizados em diferentes situações de ensino. Estas experiências correspondem,
respectivamente, ao português ensinado para estrangeiros a) em cursos livres b) em um
programa de intercâmbio universitário e c) em uma escola de ensino fundamental. A avaliação
em aulas de português como língua estrangeira se mostra um tema amplo e delicado, que
começa antes mesmo do contato entre professores e alunos e muitas vezes pode fugir a
tentativas objetivas de quantificação. No entanto, seu aperfeiçoamento através de práticas mais
conscientes e dialogadas pode significar um melhor domínio do trabalho, por parte dos
professores, e do idioma, por parte dos alunos.
Resumo
[en] This article presents some thoughts on the use of methods of assessing Portuguese
for foreigners. It departs from a review of the context of teaching Portuguese for foreigners in
Brazil, and a bibliographic examination on the subject of assessment in the area to cover the
description of three personal experiences that took place in the city of Florianópolis. In this
study I analyze how different assessment methods are used according to different teaching
situations. These teaching experiences correspond, respectively, to the context of a) free
courses b) a university exchange program and c) an elementary school. The assessment of
Portuguese as a foreign language is a broad and delicate topic; it starts even before the first
contact between teachers and students, and may escape precise quantification. Nonetheless,
improvements in the area can occur through conscious and dialogued practices, which would
ultimately result in a better mastery of the work - on the part of the teachers - and of the language
- on the part of the students.
Catalogação
2021-05-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.52766
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF