Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TRÊS CONTEXTOS DE ENSINO

Título
[en] THOUGHTS ON THE EVALUATION OF PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE IN THREE DIFFERENT TEACHING CONTEXTS

Autor
[pt] CAMILA ALVARES PASQUETTI

Vocabulário
[pt] AVALIACAO

Vocabulário
[pt] PORTUGUES COMO LINGUA DE ACOLHIMENTO

Vocabulário
[pt] PORTUGUES COMO LINGUA ESTRANGEIRA

Vocabulário
[en] EVALUATION

Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A HOST LANGUAGE

Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE

Resumo
[pt] Este artigo reflete sobre o uso de métodos de avaliação no ensino de português como língua estrangeira (PL2). Tais reflexões partem da contextualização do ensino de PLE no Brasil, da revisão bibliográfica sobre métodos de avaliação na área e do relato de três experiências pessoais ocorridas na cidade de Florianópolis. O estudo descreve como diferentes métodos de avaliação são utilizados em diferentes situações de ensino. Estas experiências correspondem, respectivamente, ao português ensinado para estrangeiros a) em cursos livres b) em um programa de intercâmbio universitário e c) em uma escola de ensino fundamental. A avaliação em aulas de português como língua estrangeira se mostra um tema amplo e delicado, que começa antes mesmo do contato entre professores e alunos e muitas vezes pode fugir a tentativas objetivas de quantificação. No entanto, seu aperfeiçoamento através de práticas mais conscientes e dialogadas pode significar um melhor domínio do trabalho, por parte dos professores, e do idioma, por parte dos alunos.

Resumo
[en] This article presents some thoughts on the use of methods of assessing Portuguese for foreigners. It departs from a review of the context of teaching Portuguese for foreigners in Brazil, and a bibliographic examination on the subject of assessment in the area to cover the description of three personal experiences that took place in the city of Florianópolis. In this study I analyze how different assessment methods are used according to different teaching situations. These teaching experiences correspond, respectively, to the context of a) free courses b) a university exchange program and c) an elementary school. The assessment of Portuguese as a foreign language is a broad and delicate topic; it starts even before the first contact between teachers and students, and may escape precise quantification. Nonetheless, improvements in the area can occur through conscious and dialogued practices, which would ultimately result in a better mastery of the work - on the part of the teachers - and of the language - on the part of the students.

Catalogação
2021-05-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52766@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.52766


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF