Título
[pt] BRINQUEDOS ÓTICOS ANIMADOS E O ENSINO DE DESIGN
Título
[en] OPTICAL ANIMATION TOYS AND DESIGN TEACHING
Autor
[pt] GABRIEL FILIPE SANTIAGO CRUZ
Vocabulário
[pt] ANIMACAO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE ANIMACAO
Vocabulário
[pt] BRINQUEDOS OTICOS
Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN
Vocabulário
[en] ANIMATION
Vocabulário
[en] ANIMATION TEACHING
Vocabulário
[en] OPTICAL TOYS
Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION
Resumo
[pt] O presente estudo propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. O uso de novas tecnologias em sala de aula permite questionar sobre que tipos de objetos estimulantes e atraentes podem ser desenvolvidos para o aprendizado do aluno nascido de uma geração imersa no meio digital. Uma das hipóteses seria o desenvolvimento da releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do Cinema de Animação. No entanto, muitos são os desafios para que o novo material seja criado a partir de uma metodologia colaborativa recente, sem se caracterizar como apenas uma nova roupagem para antigos modelos. Fundamentada em conceitos como os fatores educativos de Luigi Giussani, a pedagogia das coisas de Pier Paolo Pasolini e a teoria de simetria de Bruno Latour, esta tese faz um levantamento histórico desses objetos óticos e analisa situações de ensino aprendizagem utilizando recursos didáticos a partir de tecnologias analógicas. Uma análise desses recursos, uma discussão e aprofundamento em questões como, interdisciplinaridade e Cinema de Animação são apresentadas. Por fim um estudo de caso de produção interdisciplinar de objetos óticos criados por alunos em sala de aula foi realizado.
Resumo
[en] The essay presents an interdisciplinary methodology with the creation of optical toys for pedagogical purposes in Design teaching. In digital era, the use of new technologies in classroom favors speculation about what fascinates the students nowadays and what would be useful to their learning. One hypothesis is the recreation of the then-called optical toys, originally created in XVIII-XIXth centuries, considered the forefathers of Animation Cinema. However, there are many challenges to create new material originating from a recent colaborative methodology, instead only rehashing the old models. This thesis is based on Luigi Giussani s educative factors, Bruno Latour s simetry theory and Pier Paolo Pasolini s pedagogy of things, bringing a historical survey of the optical objects and analyzes cases of teaching learning with didatic resources from analogical technologies. It concludes an interdisciplinary case of optical objects producted by students in class.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
GUILHERME DE ALMEIDA XAVIER
Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
MARCELO GONCALVES RIBEIRO
Banca
STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
Catalogação
2021-05-13
Apresentação
2017-12-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52682@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52682@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52682
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF