Título
[en] A POPE FROM THE END OF THE WORLD, A THEOLOGY OF THE THIRD WORLD AND A CHURCH FOR THE WHOLE WORLD
Título
[pt] UM PAPA DO FIM DO MUNDO, UMA TEOLOGIA DO TERCEIRO MUNDO E UMA IGREJA PARA TODO O MUNDO
Autor
[pt] BEATRIZ MARIA GROSS
Vocabulário
[pt] TEOLOGIA DA LIBERTACAO
Vocabulário
[pt] EVANGELII GAUDIUM
Vocabulário
[pt] PAPA FRANCISCO
Vocabulário
[pt] AMERICA LATINA
Vocabulário
[pt] IGREJA
Vocabulário
[en] THEOLOGY OF LIBERATION
Vocabulário
[en] EVANGELII GAUDIUM
Vocabulário
[en] POPE FRANCISCO
Vocabulário
[en] LATIN AMERICA
Vocabulário
[en] CHURCH
Resumo
[pt] Um papa do fim do mundo, uma teologia do terceiro mundo e uma Igreja para todo o mundo propõe uma análise da possibilidade para a Igreja do terceiro milênio a partir da eleição de um argentino vindo do fim do mundo como papa, e de sua experiência como sacerdote pós-conciliar. Nesse lugar do qual veio o papa Francisco, as terras da América Latina e do Caribe, também se produziu uma singular teologia ao final do século XX, que refletia as condições sociais, políticas, econômicas e culturais do povo latino-americano: a teologia da libertação. Esta dissertação apresenta uma biografia de Jorge Mario Bergoglio, um panorama histórico da Argentina que recebeu os imigrantes europeus no início do século XX, entre eles a família do futuro papa, e o impacto da escolha do nome Francisco. Na sequência, traz a história do desenvolvimento da teologia no Novo Mundo, que culminou com o surgimento da teologia da libertação, suas principais ideias e, por fim, analisa as propostas eclesiológicas do papa Francisco apresentadas na Evangelii Gaudium, em consonância com as principais temáticas da teologia da libertação, sua defesa dos pobres, explorados e desfavorecidos como projeto de missão da Igreja e, principalmente, sua percepção da necessidade de atualizar a Igreja (retomando as originais propostas do Concílio Vaticano II especialmente concretizadas em Medellín), para um mundo que hoje se descortina plural e crítico.
Resumo
[en] A pope from the end of the world, a theology of the third world and a Church for the whole world proposes an analysis of the possibility for the third millennium Church as from the election of an Argentinian coming from the end of the world as pope and as of his experience as a post-conciliar priest. In this place where pope Francis came from, the lands of Latin America and the Caribbean, a singular theology also took place at the end of the twentieth century, reflecting the social, political, economic and cultural conditions of the Latin American people: the liberation theology. This dissertation presents a biography of Jorge Mario Bergoglio, a historical panorama of Argentina that received European immigrants in the early twentieth century, including the family of the future pope, and the impact of the choice of the name Francisco. It then traces the history of the development of theology in the New World culminating in the emergence of liberation theology and its main ideas. Finally, analyses the ecclesiological proposals of pope Francis presented in the Evangelii Gaudium in accordance with the main themes of the liberation theology, his defense of the poor, the exploited and the disadvantaged people as a missionary project of the Church and, mainly, his perception of the necessity to update the Church (taking up the original proposals of the Second Vatican Council, especially the ones concretised in Medellin) to a world that unveils itself as plural and critical.
Orientador(es)
CESAR AUGUSTO KUZMA
Banca
JOEL PORTELLA AMADO
Banca
CESAR AUGUSTO KUZMA
Banca
PEDRO RUBENS FERREIRA DE OLIVEIRA
Catalogação
2021-05-11
Apresentação
2018-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52654@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52654@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52654
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