Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR

Título
[en] THE SOUND OF THE VOICE IN WRITING-THEATER OF THE BODY IN BECOMING

Autor
[pt] LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO

Vocabulário
[pt] GAGUEIRA

Vocabulário
[pt] PERFORMER

Vocabulário
[pt] VOZ MUSICA

Vocabulário
[pt] ATOR

Vocabulário
[pt] TEATRO

Vocabulário
[en] STAMMER

Vocabulário
[en] PERFORMER

Vocabulário
[en] VOICE MUSIC

Vocabulário
[en] ACTOR

Vocabulário
[en] THEATRE

Resumo
[pt] O foco desta pesquisa é a questão da oralidade confrontada com a escrita no ofício do ator-performer. Considerando o teatro como olhar-lugar, opera-se uma análise da associação teatro/literatura e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da oralidade e da vocalidade. Apresenta-se a noção de vocoralidade em articulação com conceitos como gagueira, voz-música e uso menor, propostos pelo filósofo Gilles Deleuze. Observam-se, ainda, procedimentos instigantes dos artistas Carmelo Bene e Demétrio Stratos. Num segundo momento, compõe-se uma escrita memorial do processo prático desenvolvido como parte integrante da pesquisa, que traçou uma possível metodologia para os operadores de cena empenhados no debate teórico. A performance teórico. A performance caracterizaempenhados no debate teórico. A performance caracteriza-se como trabalho de equipe, envolvendo os atores participantes do trabalho experimental, imaginado, roteirizado e dirigido pelo autor desta dissertação.

Resumo
[en] The focus of this research is the issue of orality confronted with the writing in the craft of actor-performer. Considering the theater as a placee look, an analysis of the theater/literature association and its distinction under the perspective of orality and vocation is operated. The notion of vocorality is presented in conjunction with concepts such as stuttering, voice-music and minor use, proposed by the philosopher Gilles Deleuze. There are also a look on use, proposed by the philosopher Gilles Deleuze. There are also a look on the instigating procedures by the artists Carmelo Bene and Demetrio Stratos. In a second part, it is composed a writing memorial of the practical process developed second part, it is composed a writing memorial of the practical process developed as an integral part of the research, which outlined a possible methodology for the scene operators engaged in the theoretical debate. The performance is characterized as teamwork, involving the actors participating in the experimental work, imagined, scripted and directed by the author of this dissertation.

Orientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
TATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS

Banca
FLORA FERREIRA HOLDERBAUM

Catalogação
2021-05-11

Apresentação
2020-04-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52652


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF