Título
[pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
Título
[en] THE THING AND THE (IM)PROPER: REGARDING HEINER GOEBBEL S STIFTERS DINGE (2007)
Autor
[pt] RODRIGO BORGES CARRIJO
Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA
Vocabulário
[pt] HEINER GOEBBELS
Vocabulário
[pt] STIFTERS DINGE
Vocabulário
[pt] ARTES PERFORMATIVAS
Vocabulário
[pt] DRAMATURGIA CONTEMPORANEA
Vocabulário
[pt] PERFORMATIVIDADE
Vocabulário
[pt] CRITICA
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART
Vocabulário
[en] HEINER GOEBBELS
Vocabulário
[en] STIFTERS DINGE
Vocabulário
[en] PERFORMATIVE ARTS
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY PLAYWRITING
Vocabulário
[en] PERFORMATIVITY
Vocabulário
[en] CRITICISM
Resumo
[pt] Ao tomar como ponto de partida a instalação performativa Stifters Dinge (2007), do compositor e encenador alemão Heiner Goebbels, esta dissertação propõe experimentar e discutir, desde uma perspectiva ensaística, fragmentária e indisciplinar - isto é, resistente a uma adesão rígida a disciplinas e vertentes teórico-críticas bem demarcadas -, impasses de atos de leitura e de escrita no presente. Trata-se, por um lado, de buscar responder aos embaraços da interpretação e da representação mobilizados pela experiência inquietante de Stifters Dinge, também designada por Goebbels como um concerto para cinco
pianos sem pianistas, uma peça sem atores e uma performance sem performers; e, por outro lado, de interrogar, pela escritura, movimentando-se por caminhos exploratórios e inconclusivos, modos de legibilidade e valoração no campo ampliado das artes hoje. No trânsito entre a estética e a política, as formas e os efeitos, a teoria crítica e a epistemologia, a dissertação realiza um exame minucioso de Stifters Dinge levando-se em consideração tanto o caráter performativo do gesto teórico-crítico como algumas tensões fundamentais na relação entre a linguagem e a constituição do saber.
Resumo
[en] This dissertation takes as its starting point the German composer and director Heiner Goebbels s performative installation Stifters Dinge (2007), seeking to experiment and bring into discussion some impasses related to acts of reading and writing in the present. The research is carried out through an
essayistic, fragmentary and indisciplinary perspective - that is, one that is resistant to rigid adherences to disciplines and well-demarcated theoretical critical approaches. On the one hand, the aim of this study is to try to react to the problems of interpretation and representation shaped by the disturbing experience of Stifters Dinge, which is also described by its director as a composition for five pianos with no pianists, a play with nobody acting, and a performance with no performers. On the other hand, it intends to interrogate forms of legibility and valuation in the expanded field of arts today, moving through exploratory and inconclusive paths in a writing supported by the barthesian notion of écriture. In the transit between aesthetics and politics, forms and effects, critical theory and epistemology, the dissertation performs a thorough examination of Stifters Dinge taking into consideration both the performative condition of the theoretical critical activity and some fundamental tensenesses on the relation between language and constitution of knowledge.
Orientador(es)
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
Banca
LUIZA FERREIRA DE SOUZA LEITE
Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS
Catalogação
2021-04-29
Apresentação
2019-09-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52451
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF