Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS

Título
[en] THE THING AND THE (IM)PROPER: REGARDING HEINER GOEBBEL S STIFTERS DINGE (2007)

Autor
[pt] RODRIGO BORGES CARRIJO

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] HEINER GOEBBELS

Vocabulário
[pt] STIFTERS DINGE

Vocabulário
[pt] ARTES PERFORMATIVAS

Vocabulário
[pt] DRAMATURGIA CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] PERFORMATIVIDADE

Vocabulário
[pt] CRITICA

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Vocabulário
[en] HEINER GOEBBELS

Vocabulário
[en] STIFTERS DINGE

Vocabulário
[en] PERFORMATIVE ARTS

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY PLAYWRITING

Vocabulário
[en] PERFORMATIVITY

Vocabulário
[en] CRITICISM

Resumo
[pt] Ao tomar como ponto de partida a instalação performativa Stifters Dinge (2007), do compositor e encenador alemão Heiner Goebbels, esta dissertação propõe experimentar e discutir, desde uma perspectiva ensaística, fragmentária e indisciplinar - isto é, resistente a uma adesão rígida a disciplinas e vertentes teórico-críticas bem demarcadas -, impasses de atos de leitura e de escrita no presente. Trata-se, por um lado, de buscar responder aos embaraços da interpretação e da representação mobilizados pela experiência inquietante de Stifters Dinge, também designada por Goebbels como um concerto para cinco pianos sem pianistas, uma peça sem atores e uma performance sem performers; e, por outro lado, de interrogar, pela escritura, movimentando-se por caminhos exploratórios e inconclusivos, modos de legibilidade e valoração no campo ampliado das artes hoje. No trânsito entre a estética e a política, as formas e os efeitos, a teoria crítica e a epistemologia, a dissertação realiza um exame minucioso de Stifters Dinge levando-se em consideração tanto o caráter performativo do gesto teórico-crítico como algumas tensões fundamentais na relação entre a linguagem e a constituição do saber.

Resumo
[en] This dissertation takes as its starting point the German composer and director Heiner Goebbels s performative installation Stifters Dinge (2007), seeking to experiment and bring into discussion some impasses related to acts of reading and writing in the present. The research is carried out through an essayistic, fragmentary and indisciplinary perspective - that is, one that is resistant to rigid adherences to disciplines and well-demarcated theoretical critical approaches. On the one hand, the aim of this study is to try to react to the problems of interpretation and representation shaped by the disturbing experience of Stifters Dinge, which is also described by its director as a composition for five pianos with no pianists, a play with nobody acting, and a performance with no performers. On the other hand, it intends to interrogate forms of legibility and valuation in the expanded field of arts today, moving through exploratory and inconclusive paths in a writing supported by the barthesian notion of écriture. In the transit between aesthetics and politics, forms and effects, critical theory and epistemology, the dissertation performs a thorough examination of Stifters Dinge taking into consideration both the performative condition of the theoretical critical activity and some fundamental tensenesses on the relation between language and constitution of knowledge.

Orientador(es)
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Banca
LUIZA FERREIRA DE SOUZA LEITE

Banca
MARIA HELENA FRANCO MARTINS

Catalogação
2021-04-29

Apresentação
2019-09-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52451


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF